Provedora do IPCA participa no XIII Encontro Nacional de Provedores do Estudante

A Provedor do Estudante do IPCA, Liliana Pereira, participou, nos dias 5 e 6 de setembro, no XIII Encontro Nacional de Provedores do Estudante, que decorreu em Braga, na Universidade do Minho.

Este encontro é uma iniciativa da RPE – Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior, da qual a Provedora do Estudante do IPCA é membro.

Decorridos 15 anos desde a criação, por força da lei, das Provedorias do Estudante em Portugal, cinco das quais já organizadas em rede nacional, este encontro permitiu refletir e avaliar o trabalho realizado, de forma a escolher as melhores opções futuras.

Neste encontro participaram também Provedores de Instituições de Ensino Superior estrangeiras, nomeadamente do Brasil e de Espanha, permitindo conhecer o trabalho realizado pelos pares, nacionais e internacionais, bem como a sua intrínseca e fulcral interação com os estudantes e as suas instituições.

No primeiro dia do Encontro realizaram-se tertúlias de trabalho envolvendo a participação dos estudantes, das instituições e dos colegas Provedores estrangeiros. A convite da Provedora do Estudante do IPCA esteve presente numa das tertúlias de trabalho a Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão do IPCA, Maria do Carmo Correia. Estiveram também presentes neste encontro representantes do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado.

No dia 6 de setembro, na sessão de encerramento, que contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, foram apresentadas as conclusões dos trabalhos realizados.

Na tarde do dia 6 decorreu, ainda, a Assembleia Eleitoral e a Assembleia Geral da RPE. Foi reeleita Presidente da Comissão Executiva da RPE a Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Rosa Vasconcelos. O plano de atividades da RPE prevê a realização do próximo Encontro Nacional de Provedores do Estudante nos Açores, no verão de 2025, e do III Encontro Intercalar da RPE no dia 7 de fevereiro de 2025, em Lisboa.