Ir para o conteúdo principal

Projeto 50+10 do IPCA encerra 6ª edição com soluções inovadoras para desafios reais

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) assinalou com grande entusiasmo a conclusão da 6ª edição do Projeto 50+10, um modelo de inovação pedagógica multidisciplinar que aposta na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning, PBL).

Ao longo desta edição, cerca de 1000 estudantes, provenientes de 10 licenciaturas, aceitaram o desafio de desenvolver propostas de solução para problemas reais e complexos, lançados por 20 entidades parceiras. Os resultados, apresentados em formatos dinâmicos como pitchs, exposições criativas e mostras interativas, evidenciaram a criatividade, capacidade de trabalho em equipa e espírito empreendedor dos estudantes.

A sessão de encerramento contou com um painel de jurados composto por representantes de empresas e instituições de renome, como a FlexDeal, Esposende Ambiente, nBanks, DATTA, ETMA, Câmara Municipal de Barcelos, Quality Tours, Agência Abreu, Câmara Municipal de Esposende, Pousada de Guimarães, Hotel São Félix, Solar Vila Meã, Hotel Spiritani, Hotel da Oliveira, Hotel da Música, Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Braga, Canal Q e Colégio do Ave, que avaliaram os projetos desenvolvidos pelos estudantes.

A dimensão internacional do projeto voltou a ser um fator diferenciador, com a realização de três Short International Blended Experiences (SIBEs) e um Blended Intensive Programme (BIP), em parceria com a Universidade de Burgos, no âmbito da aliança RUN-EU (Regional University Network). Estas experiências internacionais envolveram 40 estudantes, que tiveram a oportunidade de desenvolver competências transversais (future skills), como a comunicação em inglês, a interculturalidade e o trabalho em ambientes multiculturais.

A 6ª edição do Projeto 50+10, promovida pelo Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, encerra, assim, “com chave de ouro”, consolidando-se como uma referência de inovação no ensino superior, onde se aprende fazendo, criando soluções de impacto na comunidade.