Programa Interreg Sudoe aprova projeto transnacional com participação do IPCA

O Programa Interreg Sudoe, destinado a financiar projetos transnacionais no sudoeste da Europa através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, acaba de aprovar a candidatura do ICT4SILVER, um projeto com um orçamento global de um milhão de euros e no qual o IPCA se aliou a oito parceiros de Portugal, Espanha e França.

O ICT4SILVER visa apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores dedicados à denominada “Silver Economy” (produtos com foco nos utilizadores seniores). Para tal o IPCA juntou-se a associações empresariais, “living labs” e centros tecnológicos sediados naqueles três países.

Este projeto vai abranger uma ampla gama de aplicações em que tecnologias-chave permitirão acompanhar o envelhecimento e contrariar a perda de autonomia (controlo à distância, casas e objetos interligados que permitam uma melhor autonomia, apoio à mobilidade, assistência robótica, dispositivos médicos e sensores inteligentes, etc.).

O papel do consórcio é ajudar Pequenas e Médias Empresas (PME), nas regiões de intervenção do consórcio, a aproveitar estes novos desafios comerciais, tendo em vista o desenvolvimento de um setor industrial e de serviços de valor acrescentado muito elevado. O IPCA irá contribuir para o design, ergonomia, usabilidade e teste de alguns destes produtos, no sentido de potenciar a transferência de soluções destas PME para o mercado através da implementação em ambiente de experimentação e validação nos “living labs” do consórcio.

A candidatura ficou em 5º lugar entre os 78 projetos que chegaram à fase 2, dos quais 36 foram aprovados para financiamento (na fase 1 esta candidatura tinha sido a melhor classificada entre as 496 apresentadas ao Programa Interreg Sudoe).

Ancorada no Centro PRAXIS XXI do IPCA, esta candidatura foi promovida pela Escola Superior de Design e é coordenada no IPCA pelo professor Ricardo Simões. O plano de trabalhos do projeto será desenvolvido ao longo dos próximos 30 meses e envolverá várias PME do Norte e Centro do país.