Esta aprovação do programa doutoral em associação pelas duas IES resulta da recente alteração à Lei do Sistema Educativo Básico e ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que autoriza a outorga de programas de doutoramento pelos Institutos Politécnicos.
O Programa de Doutoramento em Contabilidade visa proporcionar o desenvolvimento da investigação no domínio da Contabilidade através de um ambiente de ensino e investigação com elevados padrões de qualidade que potencie a formação de recursos humanos altamente qualificados e a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade na área científica.
O programa em associação entrará em funcionamento no ano letivo 2025/2026, sendo a lecionação e a orientação das teses assegurada em conjunto pelos docentes de ambas as IES e investigadores integrados do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da ESG/IPCA e a Unidade de Investigação GOVCOPO da UA.