Primeiros órgãos sociais da Associação Académica do IPCA tomaram posse

André Soares, presidente da AAIPCA, classificou a cerimónia como "uma das mais importantes da história do IPCA e da estrutura representativa dos alunos", assinalando "a passagem definitiva da Associação de Estudantes para a Associação Académica". "Com ...

AAIPCA

André Soares, presidente da AAIPCA, classificou a cerimónia como “uma das mais importantes da história do IPCA e da estrutura representativa dos alunos”, assinalando “a passagem definitiva da Associação de Estudantes para a Associação Académica”.

“Com a constituição da AAIPCA poderemos fazer face às exigências da realidade em que a nossa instituição se tornou”, disse André Soares. Para este responsável, o crescimento do IPCA nos últimos anos justificou a criação da Associação Académica.

Referindo-se aos objetivos para o futuro, André Soares começou por referir-se à obtenção de uma sede própria. “Pretendemos construir um edifício que seja capaz de fazer face ás necessidades dos alunos”, revelou, acrescentando que o mesmo deverá ser constituído por “diversos espaços, desde um bar, uma reprografia, um ginásio, um pavilhão desportivo, salas de convívio e estudo, salas multiusos, escritórios e um pequeno bar”.

Outra aposta será o incentivo à “institucionalização dos núcleos de estudantes”, tendo em vista um maior envolvimento dos alunos na vida académica e associativa.

André Soares adiantou, ainda, estar para breve a abertura do tão desejado bar académico, assim como a aquisição de um autocarro com o apoio do IPCA.

Por seu turno, o presidente do IPCA, João Carvalho, congratulou-se com a criação da Associação Académica, realçando “as excelentes relações que sempre existiram entre os estudantes e o presidente do IPCA”.

Acrescentou, por outro lado, que “a Associação Académica vai ter um papel importantíssimo na integração dos alunos dos polos de Braga e de Guimarães, bem como, no futuro, muito provavelmente em Famalicão”.

Por fim, o presidente do IPCA apelou à colaboração da AAIPCA para o desenvolvimento de um trabalho conjunto de combate ao abandono escolar.