Presidente da Câmara e eurodeputados inauguraram instalações do CIED Barcelos no IPCA

As instalações do CIED Barcelos localizam-se no campus do IPCA, na sequência de uma candidatura apresentada à Comissão Europeia, passando a ser um dos dois centros de informação Europe Direct existentes no ...

As instalações do CIED Barcelos localizam-se no campus do IPCA, na sequência de uma candidatura apresentada à Comissão Europeia, passando a ser um dos dois centros de informação Europe Direct existentes no Minho, entre um total de 18 em Portugal, e um dos 500 disseminados pelos diversos Estados-membro da União Europeia.

Na sessão solene de inauguração do CIED Barcelos, João Carvalho destacou o facto de este centro ter uma área de intervenção que se estende por toda a região do Cávado e do Ave, o que representa um total de cerca de 900 mil habitantes.

“O CIED Barcelos será uma das mais-valias do IPCA, representando não tanto um custo, mas antes um investimento”, acrescentou.

João Carvalho manifestou-se, ainda, empenhado na criação de uma “rede de ‘antenas’ do CIED Barcelos espalhadas por outros concelhos do Vale do Ave, permitindo descentralizar este centro de informação e, desta forma, facilitar o acesso das populações”.

Os Centros de Informação Europe Direct são, precisamente, serviços de informação europeia, dirigidos ao público em geral, que, atuando a nível local e regional, funcionam como intermediários entre os
cidadãos europeus e a União Europeia.

Manifestando “alguma mágoa” com o rumo da União Europeia, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos disse, por seu turno, esperar que o CIED Barcelos “possa também servir como um meio para os cidadãos fazerem chegar à União Europeia o seu descontentamento e as suas queixas”.

Ainda na sessão solene, o Presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, considerou que a abertura do CIED Barcelos constitui “um excelente exemplo de empreendedorismo” por parte deste instituto.

Na opinião de António Marques, “a informação é decisiva” para o futuro, já que “há muita coisa que a União Europeia oferece aos cidadãos, muitas oportunidades que disponibiliza, mas que eles ainda desconhecem”. Daí que, acrescentou, “com a abertura deste centro, o IPCA está a dar uma oportunidade às regiões do Cávado e do Ave”.

Eurodeputados elogiam abertura do CIED Barcelos

Após a sessão solene, realizou-se a primeira de uma série de conferências inseridas na Semana Europeia, promovida pelo CIED Barcelos e pelo IPCA, contando com as intervenções dos eurodeputados Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e José Manuel Fernandes (PSD).

O eurodeputado social-democrata considerou que a aposta do IPCA em abrir um Centro de Informação Europe Direct constitui “um exemplo de empreendedorismo com o objetivo de valorizar o projeto europeu”.

Uma ideia que colheu a concordância de Marisa Matias. A eurodeputada bloquista classificou a inauguração do CIED Barcelos como “uma boa notícia, que surge em contra-corrente”, já que vivemos uma era em que – disse – “é cada vez mais difícil ser-se português e europeísta ao mesmo tempo”.

“Mas é importante ir contra a corrente, porque o projeto europeu é algo que vale a pena, embora eu defenda um modelo diferente daquele que existe atualmente”, acrescentou.

Os dois eurodeputados consideraram que a informação sobre a União Europeia é abundante, mas ambos concordaram com a necessidade de ela ser mais simples. “Às vezes, a informação é tanta que nos perdemos um pouco nela e nem sempre é apresentada de uma forma sistematizada”, explicou José Manuel Fernandes.

Por seu turno, Marisa Matias considerou que “não existe propriamente falta de informação da União Europeia”, realçando que “o problema está no acesso a ela, que varia de país para país”. Neste particular, adiantou, “Portugal tem, ainda, muitas falhas, além de existir, também, um problema de linguagem, já que, frequentemente, nós próprios (eurodeputados) não temos consciência de quão hermética é a forma como comunicamos”.

No final, os dois eurodeputados, que ainda responderam a questões colocadas pela audiência, voltaram a elogiar a iniciativa da Semana Europeia e a decisão do IPCA em acolher o CIED Barcelos.