Ir para o conteúdo principal

Prémio Valor IPCA/Santander Universidades distinguiu três projetos solidários

Nádia, Rafaela e Carlos foram os vencedores do Prémio Valor IPCA/Santander, destacando-se como estudantes que têm em comum o gosto e a prática regular de voluntariado.

No dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, os três receberam o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades por se destacarem positivamente na vertente humana e solidária, participando em atividades de práticas de cidadania ativa e de voluntariado.

O Prémio Valor premeia, anualmente, a participação dos estudantes em práticas de cidadania ativa e de voluntariado, desenvolvidas no IPCA ou na comunidade exterior, tendo um valor monetário de 1700 euros, que foi dividido pelos três estudantes.

Os projetos destes estudantes foram três dos sete candidatos ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades na edição de 2024. O prémio foi entregue, na sessão solene do Dia do IPCA, pela presidente da instituição, Maria José Fernandes, e pelo representante do Banco Santander, André Pereira.

 

Nádia Catarina Aguiar da Silva

Nádia é estudante da licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas e, ao longo do seu percurso académico, tem evidenciado um forte compromisso com as questões sociais e participação ativa no Programa IPCA+Valor. Participou em diversas ações de voluntariado, das quais se destacam: a colaboração no projeto Bebé Feliz da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Barcelos, no #EUbeachCleanUP, no welcome IPCA, Youth Exchange Greening the Planet, tendo sido também mentora do Programa de Mentoria do IPCA, InIPCA. Na totalidade, participou em 7 ações, com um total de mais de 70 horas de voluntariado, demonstrando um carácter humano e social muito elevado.

Clara Rafaela Oliveira Faria

Rafaela estuda no Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, e participou num projeto de voluntariado internacional, em Cabo Verde, dedicado à prevenção do cancro da mama e à educação para a saúde. A participação neste projeto impulsionou a estudante a continuar a desenvolver ações de voluntariado na área da oncologia, tendo participado em ações da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contando com uma participação ativa no Programa IPCA+Valor.

Carlos Eduardo Magalhães Direito Santos

Carlos é estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, e, movido pela vontade de agregar, ajudar o próximo e criar laços no bairro onde habita, dinamiza um conjunto de atividades dirigidas àquela comunidade. As iniciativas desenvolvidas têm tido um impacto muito positivo na comunidade, contando já com o envolvimento e participação de mais de mil pessoas nas atividades aumentando o sentimento de pertença ao bairro e entreajuda entre os residentes.