Orçamento Participativo vai atribuir 10 mil euros a projeto de estudantes

10 mil euros é o valor que o IPCA vai atribuir ao projeto vencedor do Orçamento Participativo (OP). As candidaturas decorrem até ao dia 26 de maio.

O OP constitui uma das mais importantes inovações de governação e democracia participativa em todo o mundo, contando já com cerca de 30 anos. No IPCA, esta será a 4ª edição, e pretende-se que, este ano, haja uma maior participação dos estudantes.

Para Soraia Gonçalves, Presidente da Comissão de Acompanhamento do Orçamento Participativo, “a expectativa é que os níveis de participação aumentem. A ideia é que esta iniciativa que começou no âmbito de uma unidade curricular da ESG, extravase os limites da Escola, chegue a todos as Escolas e seja um processo amplamente participado”, referiu a docente.

Esta 4ª edição do OP foi apresentada durante a emissão da IPCA TV, que decorreu no Dia do Estudante, com um mural alusivo ao processo. O objetivo é criar um brainstorming público, onde os estudantes vão apontando as principais necessidades que poderão ser supridas com o valor atribuído.

Recorde-se que nas primeiras edições do OP, os projetos vencedores deram origem aquele que é agora o espaço da Copa, no edifício da Cantina do IPCA, e ao pomar comunitário, também na zona da Cantina. No ano passado, o projeto vencedor visa a instalação de cacifos nas Escolas, equipados com carregadores de dispositivos móveis, para uma utilização segura, por parte dos estudantes, cuja execução está a decorrer.

O OP tem por propósito que os estudantes apresentem ideias acerca das necessidades da comunidade, desenvolvam planos de projetos e votem na proposta mais bem conseguida,  integrando em pleno na vida académica.

Toda a informação está disponível em: https://ipca.pt/orcamento-participativo-ipca/edicao-2023/.