Novos órgãos diretivos da AEIPCA tomaram posse

Na sua intervenção, André Soares (na foto), novo presidente da direção da AEIPCA, manifestou o desejo de “abrir um novo ciclo” e de “canalizar todas as forças” para o apoio aos estudantes que estão a ...

IMG_9996

Na sua intervenção, André Soares (na foto), novo presidente da direção da AEIPCA, manifestou o desejo de “abrir um novo ciclo” e de “canalizar todas as forças” para o apoio aos estudantes que estão a atravessar maiores dificuldades financeiras.

Entre as prioridades estabelecidas para o mandato destacou, também, o desejo de assegurar “um bom relacionamento com todos os grupos académicos do IPCA”.

O presidente do IPCA realçou, por seu turno, que a nova direção da AEIPCA “tem, este ano, uma oportunidade para deixar a sua marca”, aludindo aos “vários desafios” que se avizinham.

“A AEIPCA vai ser chamada para alguns órgãos do IPCA, nomeadamente para o mais importante de todos, o Conselho Geral, que deverá tomar posse, no máximo, em dezembro”, disse João Carvalho.

O presidente do IPCA manifestou, ainda, o desejo de a AEIPCA participar na discussão de alguns temas fundamentais, designadamente na definição do valor das propinas para o próximo ano letivo e da forma como deverá decorrer, em setembro, a praxe académica.

“Sei que a praxe não é uma responsabilidade da associação de estudantes, mas acho que o IPCA deve ser um bom exemplo a nível nacional, pelo que gostaria que todos tivessem uma palavra a dizer no debate que será necessário”, afirmou João Carvalho.

Um outro desafio será a abertura do Bar Académico, no edifício que era, anteriormente, ocupado pelos Serviços Centrais do IPCA. “Muito em breve será aberto o concurso para a sua construção, pelo que, se tudo correr bem, deverá entrar em funcionamento em setembro”, adiantou.

Por fim, João Carvalho lembrou a possibilidade de arrancarem, já no próximo ano letivo, os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, que corresponderão a uma nova oferta formativa, de curta duração, dos institutos politécnicos.

Caso esses cursos avancem, conforme é desejo do Governo, João Carvalho lembrou que “a AEIPCA terá um papel importante a desempenhar nos Conselhos Pedagógicos”, designadamente ao nível das opções a tomar quanto a oferta que o IPCA terá.

Segue-se a composição dos novos órgãos diretivos da AEIPCA:

Mesa da Reunião Geral de Alunos

Presidente: Renato André Oliveira Dantas
Vice-Presidente: Joaquim Daniel Dantas Cerqueira
Secretária: Joana Valéria Ferreira Passos

Conselho Fiscal

Presidente: José Filipe Pereira Borges
Secretário: Bruno André Costa Araújo
Relator: Ana Cristina da Silva Gonçalves

Direção

Presidente: André Filipe Araújo Soares
Vice-Presidente: Aurelien Alexandre Bouça
Vice-Presidente: José Filipe Silva Rodrigues
Vice-Presidente: Leandro Peixoto Ferreira
Tesoureiro: Carina da Rocha Paiva
Secretária: Cláudia Sofia Andrade Freitas
Secretária: Maria Ana Nascimento Dantas
Vogal: Abdulay Mota do Nascimento Abreu
Vogal: Cristina Isabel Alves da Costa
Vogal: Daniel Jorge Branco
Vogal: Ernesto Joel Ferreira da Silva
Vogal: Hélder Filipe Gomes Peixoto
Vogal: João André Soares Brandão
Vogal: José Gil Costa Cunha Varela
Vogal: Mafalda Aguiar Salazar Soares
Vogal: Maria carolina Dias Machado de Paiva
Vogal: Ricardo Jorge Alves Afonso
Vogal: Rui Manuel Alves da Costa
Vogal: Tiago André Falcão Lopes