Necessidades Educativas Especiais: workshop para docentes

O Ensino Superior se não é inclusivo, não é Ensino Superior, e é por isso que o IPCA vai dinamizar workshops, dirigidos aos seus docentes, com vista a uma maior integração e acolhimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

A inclusão de estudantes com NEE foi há largos anos abraçada pelo IPCA, e tendo em conta a importância da formação de docentes neste compromisso, serão dinamizados workshops que irão focar-se essencialmente na apropriação de estratégias e metodologias pedagógicas promotoras da inclusão e sucesso destes estudantes.

Estes workshops serão dinamizados pela formadora Sandra Ferreira, com mestrado e doutoramento em educação especial pela Universidade do Minho, e com vários trabalhos de investigação na área. É assistente convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, e possui experiência profissional relevante como professora de educação especial em vários níveis de ensino e como formadora de profissionais e técnicos ligados à área da educação.

A iniciativa é, assim, destinada aos docentes e visa capacitá-los com ferramentas e conhecimentos que potenciem o sucesso académico dos estudantes com NEE, de modo a criar um ambiente inclusivo para os mesmos.

Os workshops são compostos por 3 sessões e irão decorrer no Campus, em Barcelos, e no Polo de Braga, de acordo com a seguinte calendarização:

• Campus do IPCA (local a definir): 19, 22 e 26 de junho das 14h30 às 17h30
  • Braga (auditório ETeSP): 4, 6 e 10 de julho das 14h30 às 17h30

A frequência é gratuita e carece de inscrição.

Faça a sua inscrição aqui.