Ministro Manuel Heitor visita empresas de Barcelos

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou esta sexta-feira empresas do concelho de Barcelos, no âmbito do roteiro de competências e de inovação regional.

Recordamos que no passado dia 16 de julho, Manuel Heitor e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitaram as instalações do Polo de Braga, sede da Escola Técnica Superior Profissional, onde puderam observar o resultado das obras de requalificação do edifício e a organização dos espaços para a promoção de novas metodologias de ensino orientadas para a cocriação, a experimentação e trabalho em equipa que tanto foi elogiado por ambos.

Durante a visita dos dois governantes ao IPCA, que passou pelo Campus de Barcelos, foram, ainda, apresentados os projetos da futura Escola-Hotel do IPCA, que ficará sediada em Guimarães; da extensão de Esposende, nomeadamente na construção do LISA, onde, além da oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais irá funcionar uma escola de verão; e puderam ver em primeira mão as primeiras imagens do projeto do Collaborative Research and Innovation Center (CRIC).

Esta manhã, o ministro juntou-se à Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e demais dirigentes para visitarem as instalações da têxtil VALERIUS RDD e da metalomecânica Kristaltelk. Empresas que se distinguem em inovação tecnológica e sustentabilidade, parceiros estratégicos da instituição.

O Ministro Manuel Heitor, nas visitas às empresas, mostrou-se muito satisfeito com a colaboração entre as empresas e o IPCA, reforçando que são este tipo de parcerias que beneficiam a indústria e o ensino, permitindo qualificar pessoas que acrescentarão valor às empresas.

Também a Presidente do IPCA salientou que “o IPCA sempre pautou a sua atuação pela ligação à comunidade onde está inserido, nomeadamente às empresas da região. Daí que, paralelamente ao crescimento do número de estudantes – que são já cerca de 5700 – o IPCA também tem apostado numa estratégia de investimento em investigação aplicada, tornando-se numa instituição de referência a nível nacional e internacional nas suas áreas de atuação.”

O roteiro de competências e de inovação regional em Barcelos ficou assim concluído, ficando a nota de que o Município de Barcelos adquiriu esta semana os terrenos na Quinta do Patarro, contígua ao Campus do IPCA, onde vai nascer o CRIC, um projeto com uma área de 14 mil metros quadrados de construção e que, além dos espaços de investigação multidisciplinar, incluirá um auditório para 500 pessoas e uma residência de estudantes com 130 camas.