Licenciado no IPCA é protagonista em livro sobre Paralisia Cerebral

A obra será apresentada, no dia 20 de outubro, pelas 19h00, na Casa da Música, no Porto, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral e dos 40 anos da Associação do Porto ...

A obra será apresentada, no dia 20 de outubro, pelas 19h00, na Casa da Música, no Porto, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral e dos 40 anos da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), numa cerimónia que contará com as atuações do pianista Mário Laginha e do fadista Camané.

Com prefácio escrito pelo neurocirurgião João Lobo Antunes, este livro é uma reportagem jornalística sobre cinco jovens portugueses com Paralisia Cerebral que, não obstante as suas limitações físicas, são casos de sucesso, de empreendedorismo social e laboral, de integração social bem sucedida, de auto-aceitação e de auto-superação.

Com a chancela da Apuro Edições, “Por acaso…” aborda questões relacionadas com os projetos em que os cinco jovens estão envolvidos. No caso de José Pedro Gomes, é relatado o percurso académico no IPCA e o projeto que está a desenvolver para a criação de uma aplicação que permitirá a pessoas com Paralisia Cerebral que não falam a utilização de telemóveis, tablets e computadores através dos movimentos dos olhos.

Jornalista e pivot da RTP desde 2007, Fátima Araújo é também professora de Comunicação.