Jornadas Técnicas de Agências de Viagens e Operadores Turísticos & Turismo para Todos – 5 de junho

As Jornadas são organizadas pelos estudantes do 2º ano do curso de Licenciatura em Gestão das Atividades Turísticas e terão lugar no Auditório 1 da ESG, a partir das 14h30. Estas Jornadas visam a apresentação de ...

Estas Jornadas visam a apresentação de projetos inovadores e constituem uma oportunidade para o debate acerca dos principais constrangimentos que se colocam, atualmente, ao desenvolvimento dos operadores turísticos.

Serão, por isso, apresentadas temáticas relacionadas com o financiamento, as novas tendências e as radiografias dos concelhos de Barcelos e Vila Nova de Famalicão ao nível dos operadores turísticos.

Será, ainda, abordada a questão do Turismo para Todos e a crescente disponibilidade dos operadores para atenderem de forma inteligente os turistas com necessidades especiais.

Pela primeira vez em Portugal, esta questão será tratada ao nível de umas Jornadas Técnicas, envolvendo os próprios Operadores Turísticos e apresentando as soluções disponíveis no nosso país.

O programa integra, ainda, a apresentação dos resultados de um estudo inédito que identifica “Quem é quem no Turismo nos Concelhos de Barcelos e Vila Nova de Famalicão”.

Este é um estudo único do género e constituirá um instrumento especialmente útil para a atividade dos profissionais e agentes de turismo, que passarão a dispor, pela primeira vez, de um instrumento profissional e atualizado sobre todos os operadores turísticos, principais rotas e serviços de maior interesse para os turistas.

O documento que será apresentado é o resultado de um trabalho desenvolvido por estudantes do 2º ano do curso de licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, no âmbito da unidade curricular de Práticas de Agências de Viagens e de Operadores Turísticos.

Os estudantes desenvolveram um trabalho de levantamento nos concelhos de Barcelos e Vila Nova de Famalicão acerca de todos os agentes económicos e públicos com intervenção direta no Turismo.

Neste estudo foram identificadas unidades de alojamento (hotéis, albergarias, hotéis rurais, etc.), unidades de alimentação (restaurantes, pastelarias, etc.), agências de viagens, museus, rotas turísticas, empresas de animação turística, espaços de animação noturna, monumentos com interesse público, entre outras organizações que operam e intervêm diretamente no turismo local.

Além da identificação de cada agente económico com ligações ao setor turístico, foi também efetuada a caracterização dessa entidade, designadamente a dimensão e o tipo de oferta.

Os interessados em participar nestas Jornadas Técnicas podem efetuar a respetiva inscrição clicando AQUI.

14h30 Receção aos Convidados

14h45 Comunicação de Abertura
Mesa de Abertura

Doutora Soraia Gonçalves, Diretora da ESG
Dr. António Cândido, Adjunto do Presidente da TPNP-ER

15h00 As Oportunidades no Turismo Acessível para Todos
Drª Ana Garcia – Consultora em Turismo Acessível

15h20 PAINEL 1 – A Coopetição dos Operadores de Turismo em Portugal

Douro Religioso e Cultural, uma alavanca para o INCOMING
Dr. Américo Rodrigues – Diretor-Geral da TUREL
Turismo de Natureza, uma oferta de qualidade
Engº Paulo Lopes – Administrador da Portugal Green Walk
Polónia en Galícia – Os Operadores Polacos no Incoming
Drª Ewa Pawlowska – Presidente da Assoc. Cultural Polónia en Galícia
Empresas e Profissionais de Turismo – Que Futuro em Portugal
Engº António Magalhães – Presidente do IFCTS
Turismo de Montanha
Drª Elisabete Rocha – Administradora dos Amigos da Montanha
Quem é quem no Turismo de Barcelos?
Mestre Abílio Vilaça / Manuela Azevedo – Docente e estudante do IPCA

16h20 PAINEL 2 – TURISMO PARA TODOS: Desafios

Experiência na 1ª pessoa com deficiência motora
Sr. Manuel Vieira – Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) – Delegação de Braga
Experiência na 1ª pessoa com deficiência auditiva
Sr. Ricardo Martins – Presidente da Associação de Surdos de Braga (ASBraga)
A importância do turismo acessível para a deficiência intelectual
Dr. António Carneiro – Coordenador-Geral da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI)
Experiência na 1ª pessoa com deficiência visual
Sr. Filipe Azevedo – Secretário da Direção da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) – Delegação de Braga
Uma reflexão da academia sobre o Turismo para Todos: mudança de paradigma I
Mestre Isabel Silva Martins / Maria José Pinto – Docente e estudante do IPCA/GAT

17h00 DEBATE

17h15 COFFEE BREAK

17H30 PAINEL 3 – TURISMO PARA TODOS: Oportunidades

Programa Local de Promoção da Acessibilidade para Todos – Programa RAMPA
Arq. Hélder Tomé – Coordenador do Programa – Câmara Municipal de Barcelos
Benefícios e Impacto Económico do Turismo para Todos
Dr. Nuno Peixoto – ProASolutions.pt, Lda.
A experiência do Hotel Meliá Braga no Turismo Acessível
Dr. Delfim Filho – Diretor do Hotel Meliá Braga
Turismo para Todos: a Acessibilidade Universal como referencial de Qualidade
Arq. Rafael Montes – ProASolutions.pt, Lda.
Uma reflexão da academia sobre o Turismo para Todos: mudança de paradigma II
Mestre Isabel Silva Martins / Paula Balinha – Estudante do IPCA/GAT (PL)

18h10 PAINEL 4 – Financiamento e Estratégias dos Operadores Turísticos

O Financiamento dos Operadores Turísticos Regionais