IPCA vai abrir polo em Guimarães destinado aos cursos TeSP

As novas instalações vão funcionar no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, em Caldas das Taipas, graças a um protocolo assinado entre o IPCA e o Município de Guimarães. O protocolo foi assinado no final ...

IMG_5334

O protocolo foi assinado no final de uma sessão de esclarecimento sobre os cursos TeSP promovida, no IPCA, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, tendo sido rubricado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pelo presidente do IPCA, João Carvalho.

Para o presidente do IPCA, a concretização da abertura de um polo em Guimarães era “há muito desejada”, acrescentando ter esperança de que o mesmo possa acontecer, também, em Famalicão.

Por seu turno, Domingos Bragança realçou a importância deste novo polo do IPCA para Guimarães e concelhos vizinhos, sobretudo os mais próximos do Avepark, como o da Póvoa de Lanhoso.

O autarca salientou que o facto de 63 por cento da mão-de-obra do concelho de Guimarães estar alocada à indústria, pelo que os cursos TeSP “vêm responder a uma necessidade que as empresas sentem de terem trabalhadores especializados em áreas técnico-profissionais”.

No ano letivo de 2015-2016, o IPCA tem prevista a abertura no polo de Guimarães de cursos TeSP em Design de Calçado, Mecânica Automóvel, Redes e Segurança Informática, Apoio à Gestão, Seguros e Exportação e Logística. Destes, neste momento apenas Apoio à Gestão e Exportação e Logística foram já aprovados pela Direção Geral do Ensino Superior, enquanto os restantes estão em fase de avaliação.

Secretário de Estado conduziu
sessão de esclarecimento

IMG_5309

O protocolo foi assinado no final de uma sessão de esclarecimento sobre os cursos TeSP promovida pelo secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes. Uma iniciativa que visou, essencialmente, sensibilizar para a importância desta nova oferta formativa, que arrancou em outubro de 2014.

José Ferreira Gomes mostrou-se convicto de que os TeSP serão uma formação com um grande futuro em Portugal, correspondendo a uma necessidade que o país e, sobretudo, as empresas vinham sentindo há muito.

Nesta sessão estiveram presentes responsáveis autárquicos e escolares, representantes de empresas, professores, atuais alunos e interessados em virem a candidatar-se aos cursos TeSP do IPCA.

Após a intervenção do secretário de Estado, seguiu-se o testemunho de dois estudantes de cursos TeSP do IPCA e, ainda, um período de debate e questões sobre esta nova formação superior.