Ir para o conteúdo principal

IPCA tem 775 vagas para licenciaturas disponíveis pelo CNA

Gestão, tecnologia, design e hotelaria e turismo são as áreas nas quais o IPCA disponibiliza 16 licenciaturas, com alta empregabilidade

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem disponíveis 775 vagas, distribuídas por 16 licenciaturas, cujas candidaturas decorrem pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA), até 7 de agosto.

A oferta formativa do IPCA procura adaptar-se às necessidades do mercado e contribuir para o desenvolvimento dos setores críticos, estando perfeitamente alinhada com as necessidades de formação da região e do país, o que se traduz numa taxa de empregabilidade bastante elevada, segundo os dados recolhidos através do Portal InfoCursos da DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Destaque para os cursos de tecnologia, como Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia de Sistemas Informáticos (em regime diurno e pós-laboral), Engenharia Informática Médica, Engenharia e Gestão Industrial e, claro, o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, que continua a ser o único no país.

Outra área de destaque é a do turismo que, depois do abalo com a pandemia, ganhou um novo fôlego e cresce como nunca. Nessa área, o IPCA disponibiliza os cursos de Gestão de Atividades Turísticas (em regime diurno e pós-laboral) e de Gestão Hoteleira.

A área da gestão, a mais antiga no IPCA e aquela em que é mais reconhecido, disponibiliza os cursos de licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade, Gestão de Empresas, Solicitadoria e Finanças (à exceção deste último, todos em regime diurno e pós-laboral). Em regime de ensino a distância, o IPCA oferece a licenciatura em Gestão Pública (que existe também em regime presencial/diurno).

Por fim, a área que, no IPCA, vai sofrer maiores alterações num futuro próximo, é a de design, com os estudantes a terem a oportunidade de estrear uma nova casa já no início do ano letivo, mudando de instalações para o centro da cidade de Barcelos. Na área do design, o IPCA oferece os cursos de licenciatura em Design Gráfico, Design Industrial e, desde o ano passado, Design Audiovisual.

Além da aposta em cursos com empregabilidade, o IPCA aposta também na inovação pedagógica e na investigação aplicada, o que leva a um ensino diferenciador, que aposta no desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, capazes de levar a transformações e melhorias sociais, bem como a contribuir para uma fácil transição para o mercado de trabalho.

O IPCA faz parte da universidade europeia RUN-EU, permitindo aos seus estudantes inúmeras possibilidades de mobilidade e de participação em programas avançados de curta duração.

Todos os cursos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e alguns foram aprovados no âmbito do PRR, nos Programas Impulso Adultos e Impulso Jovem.

Para fazer a candidatura a uma das 16 licenciaturas do IPCA é necessário aceder ao site da Candidatura Online, da Direção-Geral do Ensino Superior, entre 24 de julho e 7 de agosto e seguir os passos indicados.

 

Gabinete de Acesso do IPCA

O IPCA tem um Gabinete de Acesso destinado a prestar apoio a todos os interessados que pretendam candidatar-se ao ensino superior. O Gabinete de Acesso vai funcionar preferencialmente através do e-mail gabineteacesso@ipca.pt podendo também ser contactado pelo telefone 253 802 509 ou presencialmente, no Edifício B, do Campus do IPCA, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00.

 

Licenciaturas do IPCA

  • Contabilidade
  • Design Audiovisual
  • Design Gráfico
  • Design Industrial
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • Engenharia Informática Médica
  • Engenharia de Sistemas Informáticos
  • Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  • Engenharia e Gestão Industrial
  • Finanças
  • Fiscalidade
  • Gestão Hoteleira
  • Gestão Pública
  • Gestão de Atividades Turísticas
  • Gestão de Empresas
  • Solicitadoria