Ir para o conteúdo principal

IPCA reúne cerca de 9 mil pessoas na Missa de Finalistas

Cerca de 9 mil pessoas marcaram presença no Estádio Cidade de Barcelos, no passado domingo, 13 de abril, para a Missa de Finalistas do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

A cerimónia, organizada pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), assinalou um momento simbólico de transição para centenas de estudantes, rodeados de familiares, amigos e comunidade académica.

O momento solene, celebrado pelo Padre Manuel Rocha, foi também marcado por discursos emocionantes, com destaque para a intervenção do presidente da AAIPCA, que se despediu do cargo com palavras de gratidão e esperança: “Hoje é um daqueles dias em que o coração bate mais forte. Um dia que marca o fim de um ciclo… e o início de um novo. Um dia de orgulho, de emoção e, inevitavelmente, de saudade. Mas se há algo que é eterno é o IPCA. IPCA uma vez, IPCA para sempre”

No seu discurso, recordou a importância do percurso académico no IPCA, destacando-o como um espaço de crescimento pessoal e coletivo: “O IPCA não é só um lugar onde estudámos. É onde nos tornámos pessoas.”

Por seu turno, a vice-presidente do IPCA para a Comunicação, Internacionalização e Cultura, Paula Tavares, parabenizou todos os presentes por este marco alcançado. “Para muitos, o caminho até aqui poderá não ter sido fácil. O ensino superior exige mais do que conhecimento — exige maturidade, responsabilidade, disciplina e, acima de tudo, dedicação. E foi com essa dedicação que chegaram aqui” referiu Paula Tavares aproveitando para enaltecer institucionalmente o corpo docente pelo profissionalismo com que têm atuado na formação de cidadãos com valores.

Associando-se a este momento, o Município de Barcelos fez-se representar pelo vereador Carlos Eduardo Reis, que enquadrou Barcelos como uma cidade que acolhe e recebe os seus estudantes, descrevendo o investimento dos últimos anos e o elevado crescimento do IPCA, prestando assim homenagem a todos os estudantes finalistas, que encerram um ciclo importante nas suas vidas académicas.

A cerimónia contou com o apoio do Município de Barcelos, do IPCA e de toda a comunidade académica, num momento que ficará certamente na memória de todos os presentes.