IPCA reforça “pontes” com a Bulgária

IMG_9072

A delegação incluiu três estudantes búlgaros, que desenvolveram no IPCA, ao abrigo do programa Erasmus, um projeto para a criação de uma rota turística no Vale das Rosas, um dos mais atraentes destinos da Bulgária embora ainda muito pouco conhecido em Portugal.

Este foi, aliás, o pretexto para a receção proporcionada pelo embaixador da Bulgária, que manifestou a sua “total disponibilidade para ajudar a abrir portas em institutos e universidades” daquele país, tendo em vista o alargamento das parcerias de mobilidade já existentes entre o IPCA e instituições búlgaras de ensino superior.

“Fazer pontes é o caminho”, disse Todor Stoyanov, acrescentando que o sucesso dos três estudantes “demonstra que o programa Erasmus não significa apenas divertimento, é também uma excelente oportunidade” para adquirir conhecimento e criar curriculum.

O embaixador enalteceu o facto de o IPCA ser a primeira instituição portuguesa de ensino superior a visitar a Embaixada da Bulgária e elogiou o incentivo e apoio dado aos estudantes búlgaros.

Correspondendo a um desafio lançado pelo Gabinete de Relações Internacionais do IPCA, Todor Stoyanov comprometeu-se a reunir informação sobre eventuais apoios do Estado búlgaro a que os três estudantes possam recorrer para implementarem o seu projeto de negócio.

“Não vos posso prometer nada, mas irei procurar informação sobre fundos que vos possam ajudar a criar o vosso negócio e a fazerem novas pontes com Portugal”, disse o embaixador, dirigindo-se a Svetoslav Stoyanov, Karina Pasheva e Simeon Hristov.

“Agradeço muito a estes estudantes por apresentarem aos portugueses este pequeno paraíso [ndr: Vale das Rosas] que existe na Bulgária”, acrescentou Todor Stoyanov, adiantando que “tal como há muitos belos locais em Portugal que os búlgaros não conhecem, também existem muitos paraísos no meu país que vocês, aqui, não conhecem, mas que possuem todas as condições para o turismo de Inverno, de Verão, de Spa e religioso”.

Esta foi uma mensagem dirigida aos representantes do IPCA, mas também a três agências de viagem (Itineris, Four All Tours e Turel – Turismo Religioso) que integraram a comitiva do IPCA, na sequência do interesse manifestado em apoiarem o projeto dos três estudantes búlgaros.

Ainda para 2014 ficou, aliás, previsto o agendamento de um evento no IPCA, no âmbito do curso de Gestão de Atividades Turísticas (GAT), direcionado para os estudantes e empresas do setor, com a presença do Embaixador e de agências de viagens da Bulgária. O objetivo será a divulgação das potencialidades daquele país na área do Turismo e a criação de uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias que criem rotas com enfoque também na região do Minho.

Na receção proporcionada pela Embaixada da Bulgária, o IPCA esteve representado, entre outros, por Agostinho Silva (vice-presidente), Susana Caravana (Gabinete de Relações Internacionais) e Abílio Vilaça (docente de GAT).

Vale das Rosas

Dando corpo aos objetivos do programa Erasmus, os três estudantes búlgaros desenvolveram no IPCA um projeto que pretende dar a conhecer aos portugueses o Vale das Rosas, uma região situada nas montanhas dos Balcãs e conhecida pela produção de rosas muito apreciadas como ingrediente para a indústria medicinal e dos perfumes.

Segundo explicou Svetoslav Stoyanov, “há mais de cem anos que, no início do Verão, a região acolhe um festival em honra das rosas e que constitui a principal atração em termos turístico”.

Também por alturas do carnaval, o Vale é especialmente animado com uma desfile tradicional onde a rosa é o símbolo principal. “Todos os costumes são inspirados e estão relacionados com a cultura das rosas, que para as pessoas da região não são apenas uma flor, mas antes uma parte das suas vidas e cultura”, revelou o estudante búlgaro.

“O projeto que desenvolvemos é não só uma oportunidade para os portugueses conhecerem uma cultura e tradições diferentes, mas também para estabelecer novas relações na União Europeia”, referiu Svetoslav Stoyanov. “A nossa rota turística oferece, ainda, a possibilidade de visitar o maior mosteiro da Bulgária, o Mosteiro de Rila, além de cidades históricas como Sofia, Plovdiv e Karlovo, bem como os seus monumentos o ancestral túmulo trácio, em Kazalan, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade”, acrescentou.

Svetoslav Stoyanov, Karina Pasheva e Simeon Hristov adiantaram, ainda, que a ideia deste trabalho surgiu ao verificar ser praticamente inexistente a oferta turística da Bulgária nas agências de turismo em Portugal, onde chegaram há cerca de seis meses.

Simultaneamente, verificaram existirem “muitas semelhanças entre portugueses e búlgaros”.

No corrente ano letivo, o IPCA recebeu 10 estudantes da Bulgária, ao abrigo do programa Erasmus, no âmbito das parcerias que já possui com a Universidade de Varna, Universidade de Oradea e Universidade de Sofia. No total, o IPCA conta, neste momento, com 125 estudantes ao abrigo de programas de mobilidade, o que constitui um número recorde.