IPCA reforça oferta formativa com a abertura de novos cursos

Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, Engenharia Eléctrica e Gestão de Actividades Turísticas são as novas licenciaturas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a juntar às outras nove já existentes. Com a entrada em funcionamento destes três novos cursos de Licenciatura, o IPCA vê assim reforçada a sua oferta formativa e consolidado o seu crescimento.

A aprovação destes novos cursos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior traduz o reconhecimento da qualidade de ensino e do potencial de crescimento do IPCA. Tanto mais que, no caso da licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais esta é a primeira a existir em Portugal. Até agora não havia ainda formação, a nível da licenciatura, na área de programação e animação de jogos, um mercado com muito potencial de crescimento, sobretudo a nível internacional, que se pode confirmar pelo interesse demonstrado pela empresa líder no mercado informático, a Microsoft. De facto, a empresa já manifestou o seu interesse em equipar um laboratório de jogos, no novo edifício da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

Já o curso de licenciatura em Engenharia Eléctrica é, nas palavras do Director da EST, Fernando Rodrigues, “um curso de banda larga, capaz de garantir a formação em correntes fortes e fracas, associando ainda uma componente de computação”. Este curso pretende atribuir aos seus licenciados competências para exercer qualquer uma destas componentes, que poderão vir a ser complementadas com o 2º ciclo ou, obviamente, com a experiência profissional.

Relativamente à licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas pretende-se que esta venha dar resposta a uma carência da região, que, na área do Turismo não apresenta formação a nível da licenciatura. Sabendo-se o potencial desta região, sabe-se também que não tem sido desenvolvida convenientemente a nível turístico, pelo que, este curso pretende ser o impulso que faltava. Com esta licenciatura conclui-se a missão da Escola Superior de Gestão, de oferecer cursos na área da Gestão Aplicada, sendo este o último, dentro desta área, a abrir vagas, nos próximos anos.

Gestão de Actividades Turísticas, Fiscalidade, Contabilidade, Solicitadoria, Gestão Bancária e Seguros e Finanças são, assim, os cursos de Licenciatura disponíveis na Escola Superior de Gestão. Já a Escola Superior de Tecnologia disponibiliza cursos de Licenciatura em: Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, Engenharia Eléctrica, Informática (ramo de Gestão e ramo Industrial), Informática para a Saúde, Design Gráfico e Design Industrial. Além da formação a nível da Licenciatura, as duas Escolas do IPCA oferecem também cursos de Pós-graduação, Mestrado e de Especialização Tecnológica (CET’s).

Com um universo de mais de dois mil e quinhentos alunos, o IPCA dispõe ainda de um conjunto de serviços de apoio ao ensino, que facilitam a integração e contribuem para o sucesso da aprendizagem, tais como: biblioteca, bar, rede wireless, apoio no alojamento, apoio e acompanhamento dos alunos no seu percurso de ensino, apoio médico e incentivo à prática desportiva e cultural, entre outros.

Depois da conclusão do Edifício da Escola Superior de Gestão (ESG), a funcionar desde Setembro último, é a vez da Escola Superior de Tecnologia (EST) marcar também presença no Campus do IPCA. No final do mês de Agosto, a EST muda-se para as novas instalações, onde está já a avançar a obra da Cantina do IPCA, que deverá ficar concluída no início de 2010.