IPCA reforça cooperação com Universidade de São Tomé e Príncipe

Esta adenda foi assinada pelo presidente do IPCA, João Carvalho, e pelo reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe, Peregrino da Costa. No âmbito do acordo estabelecido, o IPCA vai ainda assegurar a seleção dos ...

IMG_3038
IMG_3022

No âmbito do acordo estabelecido, o IPCA vai ainda assegurar a seleção dos docentes que irão ministrar as unidades curriculares do Mestrado em Auditoria da Universidade de São Tomé e Príncipe, bem como para a orientação de teses.

Por seu turno, a universidade são-tomense irá assumir as condições necessárias à deslocação dos docentes portugueses, designadamente ao nível do respectivo transporte e alojamento.

As duas instituições comprometem-se, ainda, a colaborar no reconhecimento do grau académico atribuído no Mestrado em Auditoria da Universidade de São Tomé e Príncipe e do IPCA em cada um dos dois Estados.

Na sessão de hoje foi também assinada uma segunda adenda com vista à promoção da mobilidade de estudantes, docentes e funcionários entre as duas instituições.

A Universidade de São Tomé e Príncipe poderá indicar, anualmente, até três estudantes para frequentarem Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), licenciaturas e mestrados no IPCA. Em sentido contrário, o politécnico português poderá enviar, todos os anos, até três estudantes para a frequência de programas de mobilidade em cursos de licenciatura ou em estágios curriculares na Universidade de São Tomé e Príncipe.

O acordo prevê, ainda, a fixação pelo IPCA de vagas específicas para os mestrados considerados relevantes e estratégicos para aquela universidade, assegurando o alojamento destes estudantes internacionais e a sua plena integração, designadamente ao nível do apoio social.

O reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe aproveitou a presença em Portugal para visitar, ontem, o Campus do IPCA, tendo reunido com os cerca de 20 estudantes são-tomenses que se encontram a frequentar cursos de licenciatura, mestrado e TeSP.