Durante a sessão será exibido o documentário “Debaixo do Tapete”, realizado por Carlos Costa e produzido por Catarina Demony, a que se seguirá um debate, em jeito de reflexão, para ajudar a desconstruir o racismo estrutural na sociedade portuguesa e a herança do colonialismo e do tráfico de seres humanos entre os séculos XV e XIX.
Com a visualização do documentário e subsequente conversa com a produtora, que estará nesse dia no IPCA, bem como ativistas do Movimento SOS Racismo, a MICAR Fora de Portas pretende questionar, refletir e discutir com a comunidade académica as problemáticas do racismo, nomeadamente as suas raízes e consequências na sociedade portuguesa atual.
O evento, promovido pela SOS Racismo, será dinamizado no IPCA pela Escola Superior de Design, no auditório Dr. António Martins, e aberto a toda a comunidade.
Sobre o documentário “Debaixo do Tapete”
A história familiar de Catarina Demony ajudou a escrever um dos capítulos mais sangrentos da nossa humanidade: o tráfico transatlântico de seres humanos, legado de marca da expansão portuguesa. Confrontada com esse passado durante a adolescência – através da descoberta de que entre os seus antepassados, os Matoso de Andrade e Câmara, estiveram os maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre o século XVIII e XIX –, a jornalista decidiu enfrentá-lo, em vez de ignorá-lo.