Ir para o conteúdo principal

IPCA promove sensibilização para um “Amor Sem Espinhos”

No Dia dos Namorados, que se comemora a 14 de fevereiro, o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) lança a campanha “Amor Sem Espinhos”, uma iniciativa de sensibilização para a prevenção da violência no namoro e a promoção de relações baseadas no respeito, empatia e igualdade.

A campanha inclui a divulgação de uma publicação nas redes sociais com mensagens-chave sobre o que deve fundamentar uma relação saudável. Expressões como “Amor é saber dizer não”, “Amor é estabelecer os meus limites e respeitar os teus”, são algumas das premissas a publicar, com o objetivo de incentivar a comunidade, nomeadamente, os estudantes, para a necessidade de saber identificar relações tóxicas e de submissão.
A pertinência deste tema é reforçada por um estudo nacional sobre a violência no namoro, que será apresentado amanhã, que revela que 66% dos jovens que já namoraram identificaram ter sofrido violência de algum tipo (dados revelados pelo jornal Público). O estudo foi realizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do projeto comum “ART’THEMIS+UMAR Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género”.
A CIG define a prática de violência como um “ato de violência, pontual ou contínuo, num contexto de uma relação de namoro”, sendo que, “todas as formas de violência no namoro (física, psicológica, sexual, social, verbal) têm por base uma relação de poder desigual entre os/as parceiros/as e são usadas como estratégias de controlo.”
Para reforçar esta reflexão, além da campanha digital, será também criado o mural “Amor Sem Espinhos”, com o objetivo de promover a reflexão sobre a necessidade de construir relações saudáveis e positivas, onde todos podem partilhar frases, desenhos ou citações sobre respeito, empatia e igualdade nos relacionamentos. O mural estará disponível amanhã, dia 14 de fevereiro, em todas as Escolas, na Biblioteca do Campus e nos Polos do IPCA.
Com esta iniciativa, o IPCA reafirma o seu compromisso na promoção da igualdade e do respeito, contribuindo ativamente para o combate à violência no namoro e para a construção de um ambiente mais seguro e consciente.