IPCA preencheu 74 por cento das vagas na primeira fase de candidaturas

De acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, o IPCA é mesmo a segunda instituição politécnica do país com maior percentagem de vagas preenchidas, tendo ocupado, na primeira fase de candidaturas, 469 das 635 vagas que tinha disponíveis. Em relação ao ano passado, a taxa de ocupação vagas registou uma subida de 19 por cento.
Particularizando, a Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA preencheu 79 por cento das colocações, pertencendo ao curso de Gestão de Atividades Turísticas a maior percentagem de vagas ocupadas (116,7%). Os cursos superiores de Solicitadoria, Gestão Bancária e Seguros (diurno) e de Contabilidade foram, por seu turno, os que registaram maior procura.
Na Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA foram preenchidas 64 por cento das vagas, com as maiores percentagens de ocupação a verificarem-se nos cursos de Design Gráfico (diurno) e Design Industrial (102,5% em ambos), que foram também os mais procurados pelos candidatos.
O sucesso do IPCA nesta primeira fase de candidaturas fez, assim, com que alguns dos seus cursos tivessem preenchido a totalidade das vagas que tinham disponíveis. No caso da ESG, isso aconteceu com os cursos de Contabilidade (diurno), Gestão Bancária e Seguros (diurno), Gestão de Atividades Turísticas (diurno)e Solicitadoria (diurno e pós-laboral). Na EST, o preenchimento total de vagas verificou-se nos cursos de Design Gráfico (diurno e pós-laboral) e Design Industrial.
As notas mais altas dos últimos colocados nas duas escolas do IPCA foram registadas nos cursos de Design Gráfico (146,9) e Solicitadora (133,5).
O IPCA prevê este ano atingir a meta dos quatro mil estudantes em cursos de licenciatura e mestrado, prosseguindo a tendência de crescimento dos últimos anos.
A segunda fase do concurso de acesso ao ensino superior, que se iniciou às 0h00 de hoje, decorre até 21 de setembro. Haverá ainda uma terceira fase de 27 de setembro a 5 de outubro.