Este encontro decorreu na Universidade de Burgos, Espanha, instituição responsável pela coordenação, reunindo representantes das instituições parceiras que compõem este prestigiado consórcio internacional.
Reconhecido pela sua abordagem pioneira e estratégica, o projeto EU-SIDE está totalmente alinhado com as prioridades educacionais estabelecidas pela União Europeia. Liderado pela Universidade de Burgos, o consórcio conta com instituições europeias de renome, como a Häme University of Applied Sciences (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos), University of Applied Sciences HOWEST (Bélgica), Technological University of the Shannon – TUS (Irlanda), o Politécnico de Leiria (Portugal), o próprio IPCA (Portugal) e ainda o CFIE Burgos – Centro de Formação de Professores e Inovação Educativa (Espanha).
O objetivo central do projeto EU-SIDE é implementar um ambicioso programa internacional de formação e mobilidade para professores, abrangendo educadores em formação inicial e contínua desde o ensino primário até à formação profissional (VET). Pretende criar-se uma dinâmica comunidade internacional de prática educativa, capaz de promover a colaboração transnacional e multidisciplinar entre professores e restantes stakeholders do setor da educação.
Na reunião inicial, o IPCA esteve representado pelas docentes Soraia Gonçalves, Pró-presidente para a Gestão Académica e Qualidade, e Sara Cruz, da Escola Superior de Tecnologia. A participação do IPCA no projeto EU-SIDE é um claro reconhecimento do crescente protagonismo da instituição no panorama europeu do ensino superior, refletindo o seu forte compromisso com a inovação educativa, internacionalização e promoção ativa dos valores democráticos junto da comunidade académica e da região envolvente. O IPCA assumirá um papel determinante na capacitação pedagógica dos educadores, preparando-os para responder eficazmente aos desafios sociais e educativos do futuro e contribuindo ativamente para uma sociedade mais inclusiva, democrática e inovadora.
Com uma duração prevista de três anos, o projeto envolverá diretamente professores e estudantes dos países parceiros, reforçando o compromisso europeu na promoção da inovação social e da educação democrática. No IPCA, a equipa do projeto conta ainda com a colaboração dos docentes Daniel Miranda (EST), Eva Miranda (ESHT), Ricardo Gonçalves (EST) e Sílvia Pereira (ESHT).