IPCA na 1ª Feira de Oferta Educativa e Formativa da Universidade do Minho

A 4UMinho visa dar a conhecer a oferta educativa das instituições de ensino da região, proporcionando às famílias e aos potenciais estudantes informação alargada sobre as várias áreas de formação e requalificação. Na 4UMinho, o IPCA ...

Na 4UMinho, o IPCA irá promover as seguintes atividades:

Dia 13 de março (sexta-feira)
11h00 – Palco – Percurso I / iDrone Cup……..João Vilaça (diretor dos cursos de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores)

12h15 – Auditório – Animação e Tecnologia de Motion: captura para videojogos……..Duarte Duque (diretor do curso de Licenciatura em Engenharia em desenvolvimento de Jogos Digitais)

Dia 14 de março (sábado)
13h00 – Atuação da Tuna Académica do IPCA

Além destas atividades, o stand do IPCA irá apresentar a oferta educativa da Escola Superior de Gestão e da Escola Superior de Tecnologia. No local estarão expostos diversos equipamentos que irão proporcionar diferentes experiências aos visitantes:

Oculus – Realidade Virtual

Experiência lúdica numa montanha russa, em realidade virtual. Os participantes poderão experimentar os óculos e sentir, sem saírem do local, como é andar numa montanha russa.

Robô Industrial

A utilização de robôs manipuladores é, cada vez mais, uma realidade na automatização de processos na indústria nacional e internacional, pela sua versatilidade, facilidade de reprogramação, garantia de qualidade e tempos de ciclo. Esta demo representa um exemplo comum da aplicação da robótica na indústria: célula robotizada para paletização de objetos. Aqui, o robô realiza de forma cíclica o transporte e agrupamento de objetos de um ponto da instalação para o outro.

CINTIQ

O laboratório de audiovisuais possui uma mesa de desenho digital Cintiq (24 polegadas) que é utilizada para o desenvolvimento de projetos digitais de alta resolução, como a pintura digital, a modelação e animação 3D e composição vídeo. A grande vantagem deste equipamento é, sobretudo, permitir desenhar, pintar ou modelar diretamente no écrã, com as imensas possibilidades existentes de reposicionamento da mesa para maior comodidade do designer.

Impressão3D

A impressão 3D, uma técnica de fabricação aditiva, é hoje em dia uma tecnologia de fácil acesso e baixo custo, permitindo obter protótipos quer visuais quer funcionais, que podem ser utilizados para propósitos académicos ou industriais. Com este aparelho conseguimos demonstrar a impressão 3D de algumas peças de diferentes tamanhos e grau de complexidade.

Simulador Automóvel

A simulação é uma das grandes áreas de aplicação da Computação Gráfica. O treino de pilotos de aviação, simulação de operações militares, bem como o treino e aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas, são apenas alguns dos muitos exemplos de utilização. O Simulador Automóvel presente no stande do IPCA possibilita não só uma formação de pilotos de competição, mas também a realização de estudos sobre a reação dos condutores em situações de stress e/ou distrações. Isto é possível graças à simulação do comportamento real do veículo e à medição dos seus dados telemétricos.

A 4UMinho tem entrada livre, mas a participação em algumas das suas atividades implica a inscrição prévia dos interessados. Mais informação disponível em facebook.com/4UMinho.