Ir para o conteúdo principal

IPCA marca presença na NAFSA 2025, a maior conferência mundial de internacionalização do ensino superior

No âmbito da sua estratégia de internacionalização, o IPCA participou na NAFSA 2025 – Association of International Educators, que teve lugar entre os dias 27 e 30 de maio, em San Diego, Califórnia (EUA).

A delegação do IPCA foi liderada pela Presidente Maria José Fernandes, e integrou ainda a Vice-Presidente para a Internacionalização, Paula Tavares, o Diretor da Escola Superior de Design, Jorge Pereira, e o Diretor da Escola Técnica Superior Profissional, Filipe Chaves.

A NAFSA é reconhecida como a maior conferência global dedicada à internacionalização da educação e ao intercâmbio académico, reunindo anualmente milhares de profissionais, instituições de ensino superior, agências de financiamento, redes universitárias e organizações governamentais de todo o mundo. A conferência é um espaço privilegiado para o estabelecimento de parcerias, promoção de programas de mobilidade, formação conjunta, projetos de investigação colaborativa e ações de diplomacia académica.

Sob o lema “Purpose, Place, and Partnership”, a edição deste ano focou-se na construção de relações institucionais com impacto e significado, num mundo em constante transformação.

O IPCA integrou o stand nacional “Study & Research in Portugal”, coordenado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Comissão Fulbright Portugal, USA-Portugal Campus e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Este espaço coletivo destacou as oportunidades de estudar, investigar e colaborar com instituições de ensino superior portuguesas.

Durante a missão institucional aos EUA, a comitiva do IPCA reuniu-se ainda com representantes da New York University (NYU), com vista à definição de novas parcerias nas áreas da formação conjunta, investigação e inovação, tanto no contexto da atividade do IPCA como da Universidade Europeia RUN-EU, da qual é membro fundador.

Esta participação insere-se na aposta do IPCA em fortalecer a sua presença internacional e em expandir redes de colaboração estratégica em geografias prioritárias como os Estados Unidos.