Ir para o conteúdo principal

IPCA leva jogo de literacia financeira infantil à final do Poliempreende nacional

“Pop Up Finance” é o nome do jogo de literacia financeira infantil, que a equipa do IPCA apresentou ontem na Universidade da Madeira, onde está a decorrer a final nacional do concurso Poliempreende.

Trata-se de uma solução que pretende melhorar a literacia financeira infantil através de um jogo físico. No jogo, as crianças simulam uma ida ao supermercado, onde aprendem conceitos essenciais como poupança, gestão de orçamento e tomadas de decisão conscientes.

A equipa representante do IPCA na final é constituída por Isabel Diogo, do Mestrado Profissional em Gestão para Executivos, e Ariana Silva, estudante do Mestrado em Ilustração e Animação. Não podendo participar fisicamente, mas também integrando o projeto, Paulo Martins e Duarte Silva (estudantes do Mestrado Profissional em Gestão para Executivos), o estudante Emmanuel Abilheira (estudante de Mestrado em Inteligência Artificial) e a docente Teresa Dieguez são os restantes elementos que partilham a ambição de conferir a este projeto uma vocação empresarial.

O concurso Poliempreende destaca-se por incentivar o espírito e a cultura empreendedora, proporcionando uma plataforma para que ideias promissoras possam ser desenvolvidas e apresentadas por estudantes do ensino superior politécnico. Envolve 22 instituições de ensino superior politécnico e a edição do próximo ano vai decorrer na Universidade de Aveiro.

Este ano, o grande vencedor do concurso Poliempreende foi o projeto “Muscle Pen”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com um dispositivo inovador que se apresenta como uma resposta tecnológica para pessoas com necessidades de administração regular de medicação, bem como para cuidadores informais e até organizações de saúde.