IPCA integra projeto ibérico de cooperação

No encontro, em que o IPCA esteve representado, ficou definida a elaboração, até Dezembro, de um plano estratégico que irá definir as iniciativas conjuntas a apresentar ao programa «Horizonte 2020», criado pela Comissão Europeia para financiar a investigação, a inovação e a competitividade, no período entre 2014 e 2020.

O estreitamento da colaboração e o reforço de sinergias é, precisamente, um dos principais objetivos que movem a CRUSOE, tendo em vista o fomento de projetos conjuntos capazes de captar financiamento internacional.

Na reunião ficou definido o âmbito da cooperação, que passará pela investigação em torno de áreas como o mar, o património, a língua, o envelhecimento e a nanotecnologia, entre outras.

A CRUSOE foi criada em Dezembro de 2011 como uma rede de trabalho composta por 18 universidades e institutos politécnicos do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão, envolvendo uma comunidade académica de 275 mil estudantes.

Além do IPCA, integram a CRUSOE as seguintes instituições de ensino superior público e privado: Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade da Corunha, Universidade de Burgos, Universidade de León, Universidade de Salamanca, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Valhadolid, Universidade de Vigo, Universidade Católica de Ávila, Universidade Europeia Miguel de Cervantes, Universidade Pontífica de Salamanca e Universidade Salvador Carmona.