IPCA integra o Consórcio EPIC – Inovação Pedagógica e Excelência em Cocriação

Consórcio que reúne seis instituições de ensino superior apresenta, online, novo Centro de Excelência Pedagógica a 19 de junho.

As universidades de Aveiro, Beira Interior e Minho, juntamente com os Politécnicos do Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo, juntaram-se para criar o consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. É objetivo deste consórcio promover a cooperação entre instituições, com vista ao desenvolvimento e à inovação pedagógica de excelência junto de todos os docentes nas seis instituições.

O consórcio EPIC será apresentado online no dia 19 de junho, às 14h00, contando com a participação das seis instituições parceiras e com a apresentação do projeto pela Universidade do Minho, enquanto instituição coordenadora. A apresentação terá transmissão em direto no YouTube.

O EPIC representa, assim, uma comunidade de 72 mil estudantes e seis mil docentes das regiões Norte e Centro do país e potencia as dinâmicas de inovação pedagógica de cada instituição, bem como a criação de novos percursos formativos interinstitucionais.

Um dos principais objetivos é reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem.

Com o lema “Formação para a Transformação”, o EPIC valoriza a reflexão e a inovação de cada docente, promove o acompanhamento por facilitadores e incentiva a partilha de resultados em comunidades de prática. Levando em consideração a diversidade e especificidades de cada instituição, o consórcio EPIC tem três objetivos principais:

1. O desenvolvimento de percursos de formação pedagógica de excelência, que impactem positivamente as experiências dos estudantes nas suas unidades curriculares, com uma forte componente digital e especial atenção às áreas de Ciências Sociais, Humanas e Artes;
  2. A consolidação de uma plataforma online com materiais e recursos destinados a envolver e requalificar esta comunidade, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua;
  3. A produção e teste de um referencial para a profissionalização pedagógica dos docentes, criando condições de transparência e de fiabilidade para o reconhecimento e avaliação da sua componente pedagógica.

Este consórcio foi constituído na sequência da publicitação do Programa “Impulso mais digital” no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na submedida “Criação de Centros de Excelência de inovação pedagógica”, centrada na promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital, e procura consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior.

I Jornadas EPIC com formações em Inovação Pedagógica

No âmbito deste Consórcio, de 20 a 28 de junho, irá decorrer, online, a primeira edição das Jornadas EPIC, que visa o desenvolvimento pedagógico dos docentes do ensino superior.

Ao longo destes dias, estão previstas diversas formações de curta duração, promovidas pelas seis instituições parceiras sobre: transformação digital na academia; a inclusão e a acessibilidade de todos os estudantes; o fomento do sucesso académico e a cocriação de experiências educativas em comunidade.

As inscrições decorrem de 12 a 19 de junho em: https://epic.ua.pt/pt-pt/jornadas-epic.

Os interessados deverão criar login no respetivo separador e, depois, proceder à sua inscrição nas ações que pretendem frequentar.

A criação do login deverá ser realizada com o email institucional.

MOOCs abertos às comunidades EPIC

Aproveitando o trabalho dos últimos anos do Instituto Politécnico de Leiria, e concretizando o espírito de colaboração inerente ao EPIC, encontram-se disponíveis um conjunto de MOOCs. Os interessados poderão encontrá-los em https://epic.ua.pt/pt-pt/mooc