IPCA entregou Cartas de Curso a novos diplomados e anunciou não aumento de propinas

IMG_7076

A sessão solene contou com as presenças e intervenções do Presidente do IPCA, João Carvalho, do Presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, do Presidente da Associação de Estudantes do IPCA, André Araújo, e do Vereador Carlos Brito em representação do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos.

João Carvalho felicitou os novos diplomados, salientando que, em 2012, completaram os seus cursos no IPCA 406 Licenciados e 20 Mestres. Lembrou, a propósito, que “esta instituição de ensino superior público, a última a ser criada em Portugal, já diplomou 2341 estudantes com o título de licenciado, estando estes espalhados em todos os concelhos do distrito de Braga”.

Entre estes, acrescentou o Presidente do IPCA, “predominam os estudantes provenientes dos concelhos de Barcelos, com 626 licenciados até ao momento, e o concelho de Barcelos”.

João Carvalho aproveitou o momento para revelar o facto de o Conselho Geral do IPCA, no dia anterior ao desta cerimónia, ter aprovado por unanimidade a proposta por si apresentada no sentido de não aumentar as propinas de licenciatura e de mestrado para o próximo ano, apesar de esta ser já “a instituição com valor de propina mais baixo em licenciaturas”. Desta forma, acrescentou, “será o terceiro ano consecutivo sem aumento de propinas na instituição que menos recebe do Estado”.

Esta decisão foi tomada, conforme explicou ainda o Presidente do IPCA, em virtude de as dificuldades económicas de muitos estudantes continuarem a ser “uma preocupação da direção desta instituição”.

Recordou, aliás, que já “em maio de 2012 foi criado um Fundo de Emergência, possibilitando que os estudantes mais carenciados, nomeadamente aqueles que não são enquadráveis no processo de atribuição de bolsa de estudo, tenham apoios diversos, designadamente no que se refere ao acesso gratuito à cantina, ao bar, serviço de fotocópias, passe de transporte público e comparticipação em despesas de alojamento e de transporte próprio”.

“Mais recentemente, em dezembro de 2012, foi criada uma outra medida de apoio social. Trata-se da Bolsa de Colaboradores. Este formato funciona através da participação dos estudantes em atividades do IPCA e pela atribuição de um apoio financeiro proporcional ao número de horas de colaboração prestadas mensalmente”, concluiu o João Carvalho, salientando que “as primeiras colaborações começaram a ser prestadas em março deste ano”.

Nas suas intervenções, os presidentes do Conselho Geral do IPCA, António Marques, e da Associação de Estudantes, André Araújo, salientaram a importância do papel desta instituição de ensino superior público para o futuro dos jovens da região.

Carlos Brito, Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, enalteceu, igualmente, o papel do IPCA para o desenvolvimento do concelho.

Aluno doou Bolsa de Mérito ao Fundo de Emergência do IPCA

Na cerimónia foram, ainda, entregues Bolsas de Mérito a seis estudantes com excecional aproveitamento escolar, num montante correspondente a cinco vezes o valor do salário mínimo nacional.

A bolsa de estudo por mérito é suportada integralmente pelo orçamento do Ministério da Educação e Ciência.

Um dos estudantes distinguidos, que solicitou o anonimato, doou ao Fundo de Emergência do IPCA a totalidade dos quase 2 500 euros que recebeu.

Prémios Caixa Geral de Depósitos

Foram, igualmente, entregues os Prémios Caixa Geral de Depósitos, no valor de 500 euros cada.

Estes prémios, entregues por Luís Falcão, gerente da agência de Barcelos da Caixa Geral de Depósitos, distinguem anualmente os seis estudantes do IPCA – três da Escola Superior de gestão e três da Escola Superior de Tecnologia – que terminaram os respetivos cursos, ano letivo anterior, com as melhores médias.

Em breve serão disponibilizadas no site do IPCA, para possível download, as fotografias relativas a esta Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso.