IPCA e TUB juntos no desenvolvimento de projetos de investigação

O IPCA assinou um protocolo de parceria com os TUB – Transportes Urbanos de Braga, que visa a cooperação entre as duas instituições ao nível do desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos, ações de formação e partilha de informação e de conhecimento, entre outras ações.

DSC06235

O protocolo foi assinado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, pelo presidente do IPCA, João Carvalho, e pelo presidente do Conselho de Administração dos TUB, Firmino Marques.

No final da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, classificou este protocolo como “extremamente importante”, salientando que “o IPCA será, cada vez mais, um parceiro fundamental em projetos que marcarão a diferença no concelho de Braga”.

O autarca salientou, a propósito, que “é de Braga a maior parte dos alunos do IPCA, pelo que para os bracarenses o IPCA é quase uma instituição da casa”.

Firmino Marques realçou, também, a importância da cooperação entre os TUB e o IPCA, sublinhando que já estão em curso “alguns projetos” conjuntos. “Queremos aproveitar o know-how existente no IPCA”, disse.

Na opinião de João Carvalho, presidente do IPCA, este interesse e disponibilidade corresponde a uma “iniciativa louvável, que demonstra uma nova visão dos TUB”, considerando que este protocolo “vai permitir um melhor serviço público” prestado quer pela empresa de transportes, quer pela instituição de ensino superior.

“A missão e a visão dos TUB não estão muito longe dos adjetivos e atributos que constam da missão do IPCA”, salientou, a propósito, João Carvalho.

O protocolo de parceria prevê uma estreita cooperação entre as duas entidades, designadamente ao nível da “partilha de informação e de conhecimento pertinentes para os TUB”, assim como “no desenvolvimento de eventuais projetos, cursos livres, estudos e/ou trabalhos com impacto sobre a atividade dos TUB” e “na realização, concretização ou divulgação de ações, estudos ou trabalhos de interesse mútuo e/ou especialidade das partes”.

No âmbito deste protocolo, os TUB tencionam, sempre que possível, propor ao IPCA o desenvolvimento de “estudos que promovam a inovação e melhoria dos seus serviços” e a “realização conjunta de projetos que possam beneficiar a população bracarense”.

DSC06237
DSC06232