IPCA e Seed Studios assinaram protocolo orientado para o ensino e investigação na área dos jogos digitais e animação digital

A Seed Studios, com sede no Porto, foi a empresa responsável pelo desenvolvimento do «Under Siege», o primeiro videojogo português para a Playstation, encontrando-se, atualmente, a criar jogos para PC, consolas portáteis e plataformas de próxima geração.

O objetivo principal do acordo hoje assinado é a promoção ativa de inovação e empreendedorismo direcionado ao mercado nacional e internacional do Entretenimento Digital, com principal enfoque na população discente do IPCA e, em particular, nos estudantes do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais.

No âmbito deste protocolo, a Seed Studios irá facultar ao IPCA, para efeitos de ensino e investigação, o hardware necessário à criação e manutenção do Laboratório de Desenvolvimento de Jogos Digitais, bem como do Laboratório de Animação Digital. Simultaneamente, a empresa manterá o IPCA atualizado sobre as tecnologias, produtos e eventos que vier a desenvolver naquelas duas áreas.

O protocolo prevê, ainda, que a Seed Studios utilize as instalações do IPCA para os seminários tecnológicos e de investigação sobre tecnologias e produtos que vier a desenvolver na área dos jogos digitais e da animação digital. Irá, igualmente, facilitar, sempre que possível, a realização de contactos e cooperação entre os seus colaboradores e os investigadores do IPCA.

Os laboratórios de Desenvolvimento de Jogos Digitais e de Animação Digital destinam-se aos colaboradores da Seed Studios e, também, aos docentes, investigadores e estudantes do IPCA que desejem criar atividades conjuntas em projetos naquelas duas áreas.

A assinatura do protocolo foi um dos momentos do Seminário sobre Computação Móvel promovido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA e que marcou o encerramento das II Jornadas de Tecnologia, a decorrerem desde o passado dia 9.

O protocolo foi assinado pelo Presidente do IPCA, João Carvalho, e pelo Director-geral da Seed Studios, António Gonçalves, tendo também estado presente o Diretor da Escola Superior de Tecnologia, Nuno Rodrigues.