IPCA é o segundo politécnico do país com maior taxa de ocupação de vagas

Para o ano letivo 2014-2015, o IPCA abriu um total de 635 vagas, das quais 438 foram ocupadas logo nesta fase. Realce, ainda, para o facto de 61% dos estudantes colocados terem escolhido o IPCA como primeira opção.

Os resultados alcançados nesta 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior representam para o IPCA uma melhoria na taxa de ocupação de vagas, comparativamente com a registada no ano passado. Mais acentuado foi ainda o crescimento (10%) da taxa de candidatos colocados que escolheram o IPCA como primeira opção.

Entre os cursos de licenciatura ministrados no IPCA, sete preencheram, nesta primeira fase, a totalidade das vagas oferecidas para o ano letivo 2014-2015: Solicitadoria (nos regimes diurno e pós-laboral), Gestão de Atividades Turísticas (diurno), Contabilidade, Finanças, Gestão Bancária e Seguros, Design Industrial e Design Gráfico (diurno).

De assinalar, também, o resultado alcançado pela licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, um curso recente e inovador em Portugal, que preencheu 80% das vagas disponíveis.

Presidente do IPCA
congratula-se com resultados

O presidente do IPCA, João Carvalho, congratula-se com estes resultados, “que ainda poderiam ser melhores se, como fazem outras instituições, apenas fossem oferecidos cursos em regime diurno”. Ou seja, se não fossem contabilizados os do regime pós-laboral, “o IPCA teria preenchido, já nesta 1ª fase, 85% das vagas disponibilizadas”.

“Este sucesso do IPCA deve-se à estratégia que tem vindo a ser seguida, há vários anos, na seleção dos cursos, com base em critérios de interesse para a região e o País, e também graças à qualidade do corpo docente”, acrescenta João Carvalho.

O presidente do IPCA lamenta, porém, que o Governo “continue a financiar este instituto politécnico com um valor por estudante, anormalmente e incompreensivelmente, muito inferior ao que é atribuído às outras instituições de ensino superior”.

Realce, ainda, para o facto de mais de 500 estudantes terem já manifestado interesse em frequentarem Cursos Técnicos Superiores Profissionais no IPCA, cuja abertura está dependente do financiamento do Estado. “Caso isso se verifique, e prevendo-se que todas as vagas de licenciaturas serão preenchidas na 2ª fase do concurso nacional de acesso, o IPCA vai pela primeira vez ultrapassar a fasquia dos quatro mil estudantes”, sublinha João Carvalho.

A 2ª fase de candidaturas ao ensino superior decorre de 8 a 19 de setembro. Ver mais informações AQUI.