A obra é do artista Tó Lira e está localizada no átrio de entrada. A cerimónia contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e do Presidente do Município de Esposende, Guilherme Emílio, e decorreu no âmbito dos 30 anos do IPCA, que se comemoram hoje.
Emocionada, a Presidente do IPCA, enalteceu o contributo do Professor João Carvalho para o crescimento e afirmação do IPCA como uma instituição de excelência que marcou um ponto de viragem no desenvolvimento de toda a região onde está inserido, lembrando-o como “um Homem de visão, sabedoria e coragem, a quem devemos a democratização do acesso ao ensino superior, o crescimento sustentável do IPCA e a construção de uma instituição que hoje é uma referência de excelência no panorama nacional e internacional”.
Já o autarca de Esposende, Guilherme Emílio, evocou a “visão clara e estruturada do Professor João Carvalho, que acreditava que o ensino superior devia estar próximo das comunidades, das empresas e do tecido empresarial local”. Foi essa visão que motivou a expansão do IPCA pela região do Cávado e do Ave, nomeadamente, em Esposende.
Esta é uma homenagem ao legado de um homem cujo nome ficará para sempre fundido com o do IPCA. O Professor João Carvalho esteve na fundação do IPCA, tendo sido o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão, foi Presidente da Comissão Instaladora do instituto durante cinco anos, e, em 2011 foi o primeiro presidente do IPCA a ser eleito, renovando o mandato em 2015.
A obra e a visão do Professor João Carvalho estão visíveis em todos os cantos do IPCA e ficarão para sempre na memória de toda a comunidade.