A iniciativa decorreu no passado dia 11 de setembro e contou com a participação de diversos intervenientes, entre os quais professores do Agrupamento de Escolas Rosa Ramanho, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e do Agrupamento de Escolas de Vila Cova. Contamos também com a presença de Marta Maciel, Chefe da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enquanto representante dos Stakeholders, num exercício colaborativo de partilha e reflexão sobre os desafios e oportunidades da inovação social em contextos educativos.
O contributo destes profissionais foi determinante para a dinamização das metodologias participativas utilizadas, que permitiram explorar quatro eixos centrais:
- Competências e qualidades pessoais do inovador social
- Abordagens à inovação social já em curso
- Oportunidades nos contextos locais e escolares
- Resistências e limitações no trabalho em inovação social
O encontro possibilitou não apenas a identificação de competências essenciais à inovação social, mas também o reconhecimento de práticas já existentes e a definição de caminhos para potenciar impacto positivo nas escolas e comunidades locais.
A participação do IPCA evidenciou-se pelo envolvimento ativo e pela qualidade do trabalho realizado, contribuindo de forma significativa para os objetivos do EU-SIDE.
O EU-SIDE é um projeto de 36 meses que reúne parceiros de referência em toda a Europa, incluindo universidades, politécnicos e centros de formação de professores, com o objetivo de criar uma comunidade internacional de prática que promova a inovação social e a educação democrática em escolas de diferentes níveis de ensino.
Para mais informações sobre o projeto: https://eu-side.ipleiria.pt/