IPCA comemorou 20º aniversário e apontou metas para 2015

A cerimónia contou ainda com as intervenções do director-geral do Ensino Superior, João Queiroz, bem como dos presidentes da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, e da Associação de Estudantes do IPCA (AEIPCA), André Soares. Com ...

8L0C9152

Com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sentado na primeira fila da plateia, João Carvalho disse contar com o apoio da autarquia para ajudar encontrar um espaço para o IPCA “no centro da cidade”. E adiantou a meta ambicionada de “um mínimo de 200 estudantes” em Cursos Técnicos Superiores Profissionais, já em 2015, para viabilizar a abertura do novo polo vimaranense.

O presidente do IPCA manifestou, ainda, o desejo de contar com a colaboração do Instituto Politécnico de Bragança neste projeto. Segundo João Carvalho, o IPB “tem áreas de excelência que nós não temos, como o caso da saúde, a área agrária e algumas tecnologias”, pelo que esta cooperação será uma mais-valia para o polo em Guimarães.

João Carvalho anunciou, ainda, novas obras no Campus, durante o próximo ano, designadamente a construção de um campo desportivo e de uma área de lazer, que têm já os respectivos projectos arquitectónicos concluídos e aprovados.

Já em construção, também no Campus, e com conclusão garantida em 2015, está um novo edifício para onde serão transferidos vários serviços do IPCA, entre os quais o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) e o Gabinete para o Emprego, Empreendedorismo e ligação às Empresas (G3E).

Simultaneamente, o antigo edifício dos Serviços Centrais do IPCA, no centro da cidade de Barcelos, foi já transformado numa mini-residência para estudantes, devendo essa adaptação ter continuidade em 2015 com a ampliação do espaço até 25 camas, essencialmente destinadas a estudantes estrangeiros.

Concurso para construção
de novos acessos em 2015

O vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, falou também sobre o futuro do IPCA, revelando estar para breve o início da construção dos novos acessos ao Campus, um desejo antigo e uma necessidade cada vez mais premente devido ao aumento do número de estudantes.

Segundo Domingos Pereira, a Estradas de Portugal aprovou, há cerca de um mês, o respectivo projecto, o qual prevê que os novos acessos sejam feitos pela via rápida. O concurso público para a realização desta obra, financeiramente suportada pela autarquia, deverá arrancar no início de janeiro.

Por seu turno, o presidente da AEIPCA revelou ter recebido do IPCA a informação de que será adquirido um autocarro para a associação de estudantes, já no início do novo ano. A nova viatura permitirá, segundo André Soares, “colmatar necessidade que temos em disponibilizar meios de transporte aos grupos académicos, equipas desportivas e ERASMUS, e aos próprios alunos nas suas actividades”.

André Soares pronunciou-se, também, acerca do ambicionado bar académico, adiantando que a AEIPCA está em negociações para garantir um dos vários espaços possíveis. “É um assunto que será devidamente divulgado, assim que se confirmarem essas evoluções num sentido positivo e final”.

Já o director-geral do Ensino Superior, João Queiroz, visitou pela primeira vez o IPCA e aproveitou a oportunidade para sublinhar a importância da aposta das instituições de ensino superior na captação de estudantes internacionais, realçando o novo estatuto do estudante internacional.

Após a sessão solene, as comemorações do 20 aniversário do IPCA prosseguiram com a realização da mesa redonda “Vida de… com sucesso”, que contou com a participação de três ilustres minhotos: a cientista Renata Gomes, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues de Azevedo, e o empresário têxtil Nuno Duarte Pinto.

O programa terminou com a atuação do coro B-Jazz, da Escola de Jazz do Convívio (Guimarães).

AS IMAGENS DOS VÁRIOS EVENTOS DO DIA DO IPCA PODEM SER VISTAS CLICANDOAQUI.

8L0C9108
8L0C9080