Esta cooperação internacional insere-se no âmbito do plano estratégico do IPCA, para cooperação ao nível da investigação aplicada, desenvolvimento e inovação.
Desta forma, as instituições portuguesa e brasileira irão desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para as indústrias dos dois países. O IPCA tem uma forte atuação em diversas frentes tecnológicas, como: inteligência artificial, automação, robótica, IoT (Internet das Coisas), manutenção preditiva, entre outras. Nesta linha de atuação, o IPCA e a FIEMS irão desenvolver novas pesquisas que resultem em soluções práticas e conjuntas para o setor industrial.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, demonstrou confiança com o acordo que trará frutos para os dois países. “Reitero os agradecimentos e acredito que este pode ser de fato o início de uma forte colaboração entre ambas as instituições. Já trocámos informações e avaliámos alguns caminhos que podemos seguir”, adiantou a Presidente.
A representar o Presidente da FIEMS, Sérgio Longen, esteve o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, que transmitiu os votos de sucesso pela parceria. “A FIEMS está à disposição dos nossos parceiros portugueses. É um prazer estarmos juntos em prol deste objetivo comum, que é trabalhar com projetos de inovação e sustentabilidade”, afirmou.
Esta parceria é fruto de uma da visita do Sistema FIEMS a Portugal para conhecer o modelo de trabalho do ensino superior e centros de investigação portugueses em parceria com as indústrias locais.
Participaram no encontro online a Vice-presidente para Internacionalização, Comunicação e Cultura do IPCA, Paula Tavares; o Pró-presidente para Inovação Pedagógica e Projetos Educativos, António Moreira; o Diretor do Departamento de Inovação Tecnológica do Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, João Borges e o assessor estratégico da FIEMS, Almir Ferreira.