IPCA assinou protocolo de cooperação com empresa especializada em visão artificial

Com este protocolo, assinado na sessão de abertura das III Jornadas de Tecnologia do IPCA, as duas entidades comprometem-se a garantir a assistência mútua no desempenho das respetivas atividades, em especial no que se refere à condução de estágios curriculares, investigação e desenvolvimento científico, inovação, formação, prestação de serviços à comunidade, empreendedorismo e comunicação.

Esta colaboração entre o IPCA e a Infaimon destina-se a apoiar as licenciaturas em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia de Sistemas Informáticos, bem como o novo curso de Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores.

Na opinião do diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, Nuno Rodrigues, o protocolo hoje assinado constitui a “abertura de uma porta” no sentido de concretizar o objetivo de “aliar a oferta de conhecimento teórico ao conhecimento prático, através de uma forte ligação ao setor empresarial”.

A importância desta cooperação com as empresas foi, também, uma ideia sustentada pelo Presidente do IPCA, João Carvalho, que defendeu mesmo uma “reestruturação dos cursos para facilitar e otimizar essa ligação”.

No âmbito do protocolo, a Infaimon compromete-se a endereçar ao IPCA projetos, ou atividades de projetos, relacionadas com as competências instaladas neste último, designadamente na área de visão por computador e processamento de imagem.

A empresa irá, ainda, disponibilizar um número ilimitado de licenças do Software Sherlock, para que os alunos possam desenvolver exercícios de visão artificial para aplicações industriais.

Periodicamente, fornecerá, também, ao IPCA novos exercícios baseados em aplicações industriais reais, para que os alunos estejam informados a todo momento das últimas tecnologias utilizadas em visão artificial.

Entre várias outras áreas de colaboração, a Infaimon coloca-se à disposição do IPCA para promover um curso sobre as últimas novidades e tecnologias surgidas no contexto da visão artificial em aplicações industriais.

Nicolás Áviles, diretor da Infaimon Portugal, realçou a importância desta cooperação com o IPCA, designadamente no sentido de “dar à investigação que se faz nas instituições de ensino superior um fim real, relacionado com o produto”.

A Infaimon é uma empresa espanhola com presença física em Portugal, México e Brasil, que se dedica ao mercado da visão artificial, trabalhando com componentes e sistemas avançados em áreas como a iluminação, óticas, câmaras e sensores de visão, placas de captura e processamento, sistemas inteligentes de visão, software de visão artificial e acessórios.