IPCA aprova aumento de cinco euros por mês no valor da propina de Licenciatura

O Conselho Geral do IPCA aprovou um aumento de 50 euros no valor da propina anual de licenciatura, o que representará para os estudantes um acréscimo de cinco euros por mês. Um dos objetivos será aplicar a correspondente receita arrecadada na construção de infraestruturas desportivas no Campus do IPCA.

A proposta foi apresentada pelo presidente do IPCA e mereceu o parecer favorável do Conselho de Gestão e a aprovação do Conselho Geral.

Desta forma, a propina de licenciatura aumentará, no próximo ano letivo, de 780 euros/ano para 830 euros/ano. Mesmo assim, o IPCA continuará a ter uma das mais baixas propinas do país.

De acordo com a proposta apresentada, este aumento de cerca de 6 por cento “será para investir em espaços desportivos e de lazer para os estudantes e restante comunidade académica, designadamente num campo desportivo, em balneários e em espaço para fitness”.

“O aumento do valor da propina será, ainda, utilizado para melhorar o valor/hora das colaborações dos estudantes que participam em atividades ao abrigo da Bolsa de Colaboradores dos Serviços de Ação Social do IPCA”, refere a proposta. Lembra, ainda, que “este programa, que visa o apoio social e a aquisição de competências para os estudantes do IPCA, tem uma comparticipação monetária e nunca sofreu qualquer atualização, prevendo-se agora que aumente para, pelo menos, 3,5 euros/hora”.

Refira-se que este aumento do valor da propina em nada prejudicará os estudantes bolseiros, pois a bolsa de estudo a atribuir – mínima e máxima – será também aumentada na mesma proporção, fazendo com que se verifique um crescimento do valor médio para os estudantes do IPCA.

As propinas dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e dos cursos de Mestrado do IPCA não sofrerão qualquer alteração no próximo ano letivo.

De salientar que o IPCA já não aumentava o valor das propinas de licenciatura há seis anos, o que representou um grande esforço financeiro no sentido de não penalizar os estudantes e suas famílias numa fase de grave crise económica que afetou o país.

Desta forma, o valor das propinas para o ano letivo 2017/2018 é o seguinte:

• Cursos de Licenciatura: 830 euros/ano
  • Cursos de Mestrado: 1 700 euros (valor total)
  • Cursos Técnicos Superiores Profissionais: 650 euros/ano