IPCA adere ao Projeto U-Bike para promover uso da bicicleta no acesso ao Campus

O IPCA viu aprovada a sua candidatura ao Projeto U-Bike Portugal, o que irá permitir criar as condições necessárias para promover a utilização da bicicleta pela comunidade académica nas suas deslocações para o Campus de Barcelos.

No âmbito deste projeto, o IPCA vai adquirir 130 bicicletas (65 convencionais e 65 elétricas). Um número que corresponde às expectativas demonstradas pelos estudantes, através de um questionário, e representa 3,5 por cento do total de elementos da comunidade académica que frequenta, atualmente, o campus.

A utilização destas bicicletas será suportada por estruturas de apoio, nomeadamente a criação de cinco zonas cobertas de parqueamento, que ficarão localizadas junto aos edifícios dos Serviços da Ação Social, da Escola Superior de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e, ainda, da Residência de Estudantes e da futura Escola Superior de Design (ambas no centro da cidade).

O Projeto U-Bike prevê, também, a criação de sinergias com os atuais projetos da Câmara Municipal de Barcelos no âmbito da Rede de Ciclovias para a Cidade, que visam criar e melhorar as condições necessárias para a utilização da bicicleta como modo suave de transporte individual na zona urbana.

Com um investimento total de cerca de 182 mil euros, o Projeto U-Bike Portugal – Operação IPCA deverá ainda envolver a criação de uma rede de parqueamento de bicicletas na cidade de Barcelos, designadamente junto às principais interfaces de transportes (estação da CP e Central de Camionagem) e aos principais pólos geradores de deslocações, equipamentos coletivos ou zonas de comércio e serviços.

O Projeto U-Bike Portugal enquadra-se nos apoios do Portugal 2020, concretamente no POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficência no Uso de Recursos, que pretende apoiar a aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior, no âmbito de projetos integrados a nível nacional, envolvendo consórcios de instituições públicas do ensino superior com o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

O IPCA irá disponibilizar, em breve, mais informação sobre o Projeto U-Bike e todo o regulamento de utilização das bicicletas.