A Vice-Presidente do IPCA, Paula Tavares, fez as honras da casa e contextualizou os presentes sobre o trabalho que a RUN-EU tem vindo a desenvolver no contexto regional e europeu. Por sua vez, o Pró-presidente do IPCA para as áreas do emprego e empreendedorismo, Pedro Melo, deu as boas-vindas aos participantes, dando depois início à sessão de trabalho, que começou com apresentações de especialistas em economia circular e empreendedorismo, contando com a presença de Rui Pinheiro da Set.Up Guimarães e Luís Ramos da empresa Use and Reuse, ambas com vasta experiência nestas áreas.
A equipa vencedora foi a do projeto “Recycling Smart”, que se dedicou a resolver o desafio “Gestão Inteligente de Resíduos em Zonas Ribeirinhas”. A proposta desenvolvida pela equipa de estudantes da Escola Secundária de Barcelinhos João Moreira, Afonso Ferreira, Emanuel Costa, Rodrigo Torres, Bruno Araújo, que contou ainda com os estudantes do IPCA Thaís Souza e Tiago Araújo, passou pelo desenvolvimento concetual de um caixote do lixo inteligente com o objetivo de monitorizar e tornar a separação e recolha de resíduos mais eficiente, trazendo desta forma uma solução que minimize o impacto dos resíduos na zona ribeirinha de Barcelos. A ideia vencedora vai, entretanto, ser apresentada num evento online que reunirá as ideias vencedoras de todas as INNHOTONs realizadas pelas instituições parceiras da RUN-EU.
Esta primeira edição da RUN-EU INNHOTON no IPCA demonstrou ser um espaço dinâmico de aprendizagem e colaboração, incentivando a inovação e o pensamento sustentável entre os jovens da região.