IPCA acolhe 1ª Mostra de Oportunidades: Encontra o teu E! – 17 e 18 de dezembro

O evento, que terá entrada gratuita e será aberto ao público em geral, abre no dia 17, de manhã, com a realização de uma conferência sobre “Cooperativas e Associações de Jovens – o novo paradigma do desenvolvimento económico”. À noite, pelas 21h00, o tema “Coaching, Motivação e Liderança” estará em debate na segunda conferência.

No dia seguinte, a partir das 21h00, terá lugar um seminário sobre “(novas) Empresas, Economia e Empreendedorismo – O IPCA como alavanca do desenvolvimento regional”. Neste seminário, um grupo de estudante búlgaros, que se encontram no IPCA ao abrigo do programa Erasmus, vão apresentar um produto turístico da Bulgária – “VALLEY ROSES FESTIVAL” – que desenvolveram durante a sua estadia em Portugal.

No âmbito desta apresentação, estarão presentes no seminário o embaixador da Bulgária em Portugal, bem como representantes de agências de viagens nacionais que já manifestaram interesse em conhecerem o referido produto desenvolvido no IPCA.

Será, ainda, feita uma apresentação do projeto “EndoRobot – Handheld Robot for MIS”, que valeu à equipa representante do IPCA a vitória na final da 10º edição do concurso nacional Poliempreende 2013. O projeto diz respeito a um sistema robotizado que visa o manuseamento mais preciso e eficaz dos instrumentos tradicionalmente utilizados na cirurgia laparoscópica.

Ao longo dos dois dias, a mostra “Encontra o teu E!” promoverá também uma série de workshops, que abordarão questões sobre como elaborar um Curriculum Vitae, as entrevistas de emprego, o novo recrutamento na banca, comunicação e liderança, motivação, empreendedorismo e a procura ativa de emprego na União Europeia, entre outras.

A mostra é organizada pelo Centro de Informação Europe Direct de Barcelos (CIED Barcelos), em colaboração com os gabinetes de Relações Internacionais (GRI) e do Emprego, Empreendedorismo e ligação às Empresas (G3E) do IPCA. Conta, ainda, com a participação da Associação de Estudantes do IPCA.