IPCA abre candidaturas para os CET

No ano letivo 2014-2015, oo IPCA vai lecionar os seguintes CET: Desenvolvimento de Produtos Multimédia - candidaturas até 25 de julho Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos - candidaturas até ...

No ano letivo 2014-2015, oo IPCA vai lecionar os seguintes CET:

• Desenvolvimento de Produtos Multimédia – candidaturas até 25 de julho
  • Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos – candidaturas até 25 de julho
  • Banca e Seguros – candidaturas até 14 de setembro
  • Contabilidade – candidaturas até 14 de setembro
  • Gestão Comercial – candidaturas até 14 de setembro
  • Gestão da Qualidade – candidaturas até 14 de setembro
  • Serviços Jurídicos – candidaturas até 14 de setembro

Locais de funcionamento:

Este ano, os CET do IPCA terão a particularidade de poder vir a funcionar em uma ou mais das seguintes localidades, mediante a existência de um número mínimo de candidatos:

• Barcelos
  • Braga
  • Guimarães
  • Famalicão
  • Esposende
  • Vila Verde
  • Amares

Propina e Bolsa de Estudo:

Estes cursos têm uma propina anual de 600€, a qual pode ser paga em 10 prestações de 60€/mês. Os estudantes, mediante os rendimentos do agregado familiar, poderão obter bolsa de estudo, cujo valor pode ir de 600€/ano até 5.211,42€/ano.

Quem pode aceder:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;

c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;

d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

e) Indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

Progressão e equivalência escolar:

Aos alunos que concluam com aproveitamento o curso será atribuído um Diploma de Especialização Tecnológica – DET a que corresponde a Qualificação Profissional de Nível 5, o qual dá acesso a um certificado de aptidão profissional – CAP, emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional.

O DET permite ainda o prosseguimento de estudos, possibilitando a candidatura ao ensino superior, através dos Concursos Especiais de acesso e ingresso no Ensino Superior, sendo que aos estudantes que ingressem por esta via poderão ser atribuídas equivalências em unidades curriculares da licenciatura.

Processo de candidatura:

As candidaturas decorrem na plataforma https://www.siga.ipca.pt/cssnet, nos seguintes prazos:

CET da Escola Superior de Tecnologia – até 25 de julho
    CET da Escola Superior de Gestão – até 14 de setembro

Além do preenchimento do formulário eletrónico, os candidatos deverão enviar a documentação referida no edital de candidatura do respetivo CET (para aceder aos editais de candidatura clique aqui).