Investigadores da EST partilharam ciência com mais de 600 alunos do secundário

Ao longo destes dois dias, os alunos puderam experienciar em primeira mão matérias e projetos inovadores de investigação e ensino nas áreas de atuação da EST, em particular na robótica, desenvolvimento de jogos digitais, segurança informática, design gráfico e design industrial.
Nuno Rodrigues, diretor da EST, confessou que esta Semana da Tecnologia e do Design “excedeu largamente os objetivos a que se tinha proposto”, destacando o “enorme interesse e curiosidade manifestados pelos alunos em relação aos temas abordados”.
Um dos objetivos “claramente alcançados” foi, na opinião de Nuno Rodrigues, a possibilidade de “colocar alunos do ensino secundário e investigadores a colaborarem lado a lado em ambiente de estreita ligação e cooperação de troca de experiências, o que muito agradou a ambas as partes”.
“A interação com os equipamentos de investigação e desenvolvimento foi, sem dúvida, o ponto forte do evento, proporcionando aos alunos, pela primeira vez, o contacto com dispositivos de investigação avançada”, acrescentou o diretor da EST. Entre esses equipamentos destacou os “robôs industriais da indústria automóvel, impressoras 3D, robôs voadores, routers CNC e sistemas de motion capture, entre outros”.
Em relação a próximas edições da Semana da Tecnologia e do Design, Nuno Rodrigues assegurou que, “a julgar pelo interesse e pedidos de novas visitas” recebidos pela EST, “esta é, certamente, uma iniciativa a repetir no futuro”.