Inaugurado edifício PRAXIS XXI no Campus do IPCA

IMG_5386

A cerimónia contou com as presenças do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e ainda de Henrique Capelas, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), entre outras individualidade.

O PRAXIS XXI resulta de um investimento superior a 883 mil euros, que contou com um financiamento do programa ON.2 no valor de cerca de 706 mil euros, tendo a restante verba sido suportada por receitas próprias do IPCA.

Segundo o presidente do IPCA, João Carvalho, “este novo edifício será ligado ao empreendedorismo, à criação de spin-offs, ou seja, a tudo o que esteja ligado às empresas e também à internacionalização”.

No edifício PRAXIS XXI funciona uma série de espaços com os seguintes objetivos:

Apoio ao Registo de Marcas e Patentes

Espaço dedicado ao apoio ao registo de marcas e patentes associadas a produtos desenvolvidos por estudantes, diplomados, investigadores do IPCA e empresas da região.

Desenvolvimento de Ideias e de Negócios

Espaço aberto a estudantes e diplomados para o desenvolvimento das suas ideias e projetos de negócio com o auxílio de técnicos especializados nas áreas de gestão, eletrónica, tecnologias e design.

Criação de Spin-Offs de Serviços e Turismo

A comunidade académica do IPCA pode usufruir aqui de um local para fazer investigação aplicada e desenvolver novos conceitos de gestão nas áreas de Serviços, Hotelaria e Turismo.

Investigação Aplicada e Desenvolvimento de Novos Produtos

Espaço para o desenvolvimento de produtos, investigação aplicada e prestação de serviços altamente especializados, em parceria com a indústria ou diretamente relacionados com empresas criadas por estudantes e diplomados do IPCA.

Incubação de Spin-Offs

Neste espaço promove-se a investigação aplicada para a criação de empresas spin-offs de Serviços, apoiando ideias inovadoras e de base tecnológica.

Inovação e Brainstorming

Espaço para reuniões coletivas, serviço de informação e aconselhamento à internacionalização dos negócios, e parcerias tecnológicas e incentivo à cooperação na Europa. Este serviço potencia a discussão de novas abordagens para a obtenção de produtos e ideias inovadoras que sejam exequíveis, quer do ponto de vista promocional, quer na melhoria dos já existentes. Promove uma “cultura organizacional/empresarial”, de forma a impulsionar a inovação, bem como o trabalho em networking. Trabalho no sentido da aproximação entre os trabalhadores e empregadores para o desenvolvimento de estágios/projetos europeus, ajudando a melhorar o desenvolvimento empreendedor, bem como o progresso empresarial em Portugal.

Sala de Apresentações / Formação

Espaço onde a comunidade académica do IPCA pode usufruir de um local para a investigação, para o desenvolvimento de ideias de negócio (spin-offs) na área de Serviços e para formações na vertente de apresentações (pitchs) de ideias de negócio e promoção das suas spin-offs. Destina-se, ainda, a formação de curta duração para empresas.

Desenvolvimento de Produtos com Empresas Internacionais, Estágios Erasmus + e Centro de Línguas

Espaço destinado à dinamização e gestão dos programas de mobilidade de estudantes, estagiários, diplomados e pessoal docente, numa perspetiva de partilha de conhecimento.

As parcerias estabelecidas no âmbito de estágios Erasmus +, bem como com outras empresas e instituições visam a integração dos seus estudantes e recém- diplomados, durante períodos de dois a 12 meses, quer no mercado ativo quer nas investigações em curso no IPCA.

O centro de Línguas destina-se à aprendizagem de línguas estrangeiras para estudantes, diplomados e empresários e da Língua Portuguesa para estudantes e empresários estrangeiros.

Materiais e Testes

Espaço para o desenvolvimento de novos materiais de investigação aplicada e de serviços altamente especializados, alguns dos quais em parceria com a indústria, ou diretamente relacionados com spin-offs criadas por estudantes do IPCA.

Simulação Empresarial

Espaço onde decorre a investigação aplicada de novos conceitos de gestão como mais-valia para as futuras spin-offs.

Aqui os estudantes e os diplomados do IPCA aplicam em tempo real ferramentas de gestão inovadoras, testando a totalidade dos atos diários de gestão de uma empresa. Todos os movimentos serão monitorizados por software específico criado pelo IPCA, que controla os atos e verifica a sua conformidade com a legislação aplicável e o cumprimento das regras da boa gestão. Os estudantes e diplomados, aqui verdadeiros empresários, são acompanhados por uma equipa de investigadores e de docentes do IPCA que os auxiliam no rigoroso cumprimento das metas e na obtenção de bons resultados.

Ver aqui imagens do edifício PRAXIS XXI