II Jornadas de Tecnologia da EST dedicadas à Computação Móvel – 9 a 11 de maio

Durante as jornadas serão debatidas questões atuais de grande relevância nas áreas dos cursos lecionados pelo Departamento de Tecnologias, nomeadamente, a Informática, Informática Médica, Engenharia de Sistemas Informáticos, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia Eletrotécnica.

Atualmente, assiste-se a um novo paradigma de computação baseado na difusão das comunicações móveis de elevada largura de banda e na proliferação de dispositivos de computação móveis com grande autonomia e boa facilidade de uso. Simultaneamente, verifica-se uma crescente disponibilidade de dados e serviços centralizados acessíveis através da Internet, associada ao conceito de cloud computing. Neste contexto, o acesso às aplicações deixa de exigir um computador pessoal de secretária e passa a estar disponível em qualquer lugar e a qualquer hora.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) continuam a aumentar e a diversificar a sua presença no dia-a-dia das pessoas. A utilização e acesso às TIC está, por isso, cada vez mais vulgarizado e o consumidor doméstico tem um peso crescente no negócio global das TIC. Este novo paradigma coloca enormes desafios às empresas e às organizações em geral, oferecendo novas oportunidades, mas também apresentando riscos e ameaças que devem ser mitigados.

Para debater estas questões, estarão presentes no seminário do dia 11 de maio as empresas Seed Studios, Mobiware, iMobile Magic, Plux, Microsoft, Primavera BSS, Xpand-IT, Citrix, Siemens e Megatrónica/MedicineOne.

Nos dias 9 e 10 de maio, terão lugar vários workshops técnicos nas instalações da EST. O seminário do dia 11 terá lugar no auditório 1 da Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA.

Informação mais detalhada sobre este evento, aberto ao público em geral, pode ser consultada AQUI.