iDrone Cup 2015 arranca dia 2 de maio no Pavilhão Municipal de Barcelos

O torneio deste ano, que contará com cerca de 150 participantes, tem como principais novidades a criação de uma liga universitária e a realização de uma prova em espaço aberto. A iDrone Cup 2015 arranca ...

A iDrone Cup 2015 arranca já esta sexta-feira, 1 de maio, com a realização de treinos na arena de competição instalada no Pavilhão Municipal de Barcelos, seguindo-se as provas oficiais no sábado, das 09h30 às 18h00, e domingo, das 09h30 às 16h00.

Este evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, é organizado pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA no âmbito dos cursos de licenciatura e de mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, tendo como objetivo principal o incentivo ao gosto pela área da robótica.

A competição estará dividida em dois escalões. Uma liga universitária, na qual participam equipas exclusivamente constituídas por estudantes do ensino superior, e um torneio destinado a alunos do ensino secundário e profissional.

Para esta edição estão inscritas na Liga Universitária 14 equipas provenientes da Universidade de Aveiro, Universidade do Porto e do IPCA. Na competição destinada a alunos do ensino secundário e profissional estão inscritas equipas de 16 escolas de Barcelos, Lisboa, Braga, Guimarães, Famalicão, Póvoa de Varzim, Riba d’Ave, Póvoa de Lanhoso e Esposende.

A iDrone Cup 2015 é constituída por cinco provas de voo autónomo obrigatórias que colocam diferentes desafios aos participantes.

Relativamente à edição do ano passado, a novidade será a realização de uma prova ao ar livre. Nesta, os robôs deverão levantar voo a partir de uma plataforma fixa, aterrar para recolher uma carga médica, e dirigir-se para uma zona de descarga onde terão que largar a respetiva carga através de uma manobra de “flip” e, depois, regressar à base. A navegação será realizada por GPS com apoio de um sistema de visão do robô.

O voo autónomo dos drones é, aliás, o desafio comum em todas as provas da iDrone Cup, sendo o objetivo obrigar as equipas participantes, compostas por quatro elementos cada, a programarem os seus robôs de forma a cumprirem com sucesso as respetivas missões.

A iDrone Cup 2015 decorre integralmente no Pavilhão Municipal de Barcelos e tem entrada livre.

Mais informações disponíveis em idronecup.pt.