Ir para o conteúdo principal

“i” de integração, inclusão, iniciativa… “i” de IPCA!

Foi este o mote do Welcome IPCA Dia “i”, que decorre hoje no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, num dia inteiramente dedicado a receber de forma calorosa todos os novos estudantes.

Pela primeira vez, todos os ciclos de estudo – CTeSP, licenciaturas e mestrados – estão a ser acolhidos em simultâneo, num verdadeiro momento global de integração. Este ano letivo fica ainda marcado por um novo recorde para a instituição, que ultrapassará os 8.000 estudantes, dos quais 1.600 ingressam em CTeSP, 1.200 em licenciaturas e 650 em mestrados.

A sessão de boas-vindas para os estudantes do regime diurno foi conduzida por Rafael Vieira, do Podcast Universitário, e contou com as intervenções da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, da Vereadora da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Barcelos, Mariana Carvalho, e do Presidente da Associação Académica do IPCA, João Salazar.

Na sua intervenção, a Presidente do IPCA destacou o espírito desta iniciativa:“O Welcome IPCA Dia i é um momento oficial de integração e de ligação em rede entre todos os estudantes. Desde o primeiro dia queremos que se sintam parte desta comunidade e que estejam atentos uns aos outros, sinalizando quando alguém precisa de apoio, porque no IPCA ninguém fica para trás. Quando falamos em proporcionar a melhor formação, não nos referimos apenas à componente académica, mas também à formação pessoal. O nosso objetivo é formar não só excelentes profissionais, mas também cidadãos responsáveis e solidários.”

Também a Vereadora Mariana Carvalho dirigiu palavras de incentivo aos novos estudantes, apelando a que deixem a sua marca na cidade e lembrando que “Barcelos, tal como seguramente as outras cidades que acolhem os polos do IPCA, é mais feliz por ter esta massa humana nos seus territórios.”

Já o Presidente da Associação Académica, João Salazar, reforçou a importância da integração, lembrando que o IPCAliza-te está prestes a acontecer e que é “mais do que uma festa, uma excelente oportunidade de conhecer a instituição e viver plenamente a experiência académica”.

O programa seguiu com a atuação do humorista John Mendes, que arrancou gargalhadas com um espetáculo adaptado à realidade académica.

Ao final da tarde, a partir das 18h, o acolhimento estende-se aos estudantes do regime pós-laboral e dos mestrados, que participarão numa nova sessão de boas-vindas e no workshop de improviso “Applied Business Improv”, dinamizado pelo grupo Os Improváveis.

Os momentos de convívio também tiveram lugar de destaque, com o Arraialzinho do IPCA, que animou a hora de almoço com DJ, street food e a atuação das Tunas académicas. A animação regressa ao jantar, para encerrar em grande um dia inteiramente dedicado à integração e à celebração da vida académica.