A atividade foi dinamizada pelas Técnicas de Serviço Social dos SAS, em articulação com a Provedora do Estudante, o presidente da AAIPCA e outros dirigentes associativos, num momento de partilha de experiências, interação e debate de ideias sobre inclusão, diversidade e multiculturalismo.
Os participantes tiveram oportunidade de partilhar experiências, propor e discutir ideias sobre como fomentar a inclusão, a diversidade e multiculturalismo. Foram muitas as ideias e propostas para que o IPCA possa fazer mais e melhor!
O desenvolvimento de competências para a integração e promotoras de sucesso académico; o envolvimento ativo e participativo dos estudantes nas atividade de disseminação das diversas culturas e vivências dos estudantes; a criação de programas de comemoração de dias alusivos à comunidade lusófona e demais culturas e países de origem dos estudantes; a promoção de ações de formação e espaços de reflexão sobre práticas pedagógicas e a diversidade de aprendizagens; a promoção de iniciativas e espaços de partilha e de convívio diversos e inclusivos; e a disponibilização de materiais e guias acerca das medidas de apoio social e outros existentes no Politécnico foram algumas das ideias apontadas para o futuro.
A atividade, inserida no Eixo II – Cidadania, Inclusão e Sucesso – do Programa de Saúde Mental do IPCA, teve ainda como objetivo criar laços, dar voz aos estudantes e às suas experiências, e, através destas, definir soluções que fortaleçam a construção de uma comunidade mais coesa, diversa e inclusiva.