O evento, organizado pelo IPCA, o Município de Barcelos e a Associação Académica do IPCA, já se consolidou como um marco no calendário académico, e, mesmo com o temporal da semana passada, superou as expectativas, contando com a participação de aproximadamente 1500 pessoas.
O primeiro dia foi inteiramente dedicado à capacitação profissional, com 12 workshops que abordaram temas essenciais para os futuros profissionais. Entre as temáticas constaram a criação de currículos e cartas de apresentação, desenvolvimento de soft skills, processo de tomada de decisão, marca pessoal, entre outras competências essenciais. Um dos momentos mais marcantes do dia foi a sessão de Speed Interviews, onde os participantes tiveram a oportunidade de simular entrevistas de emprego com representantes de empresas parceiras, nomeadamente do Grupo Casais, Pure Cotton, Ryan Portugal e Alquimia Mobiliário. A elevada procura por parte dos estudantes fez com que a sessão se estendesse para além do horário previsto.
Nos dias 10 e 11 de outubro, a GYSU continuou com a presença de cerca de 90 empresas e entidades de vários setores, que trouxeram centenas de ofertas de emprego e estágio para os estudantes do IPCA. Muitas destas empresas estrearam-se na GYSUP e expressaram o desejo de voltar em futuras edições. As empresas elogiaram a diversidade de perfis dos estudantes, a qualidade das interações e a iniciativa da organização que permitiu que as empresas fizessem um pitch em sala de aula, o que proporcionou um contacto mais direto e enriquecedor com os estudantes. Esta oportunidade não só facilitou a apresentação das empresas, mas também permitiu que compreendessem melhor os desafios que os recém-graduados enfrentam na entrada no mercado de trabalho.
Mesmo com o mau tempo que obrigou a organização a reagendar parte do evento, a adesão superou as expectativas, o que reforça a importância da GYSUP como uma plataforma essencial de ligação institucional com as empresas da região e integração dos estudantes no mundo profissional.