Gabinete de Psicologia apresentou Programa para a Promoção da Saúde Mental, em Coimbra

O Gabinete de Psicologia dos Serviços de Ação Social marcou presença no Fórum “A Saúde do Estudante no Ensino Superior”, no Politécnico de Coimbra, com um poster no qual foi apresentado o Programa para a Promoção da Saúde Mental no IPCA e as atividades já realizadas no segundo semestre deste ano letivo.

O Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior do IPCA tem como objetivo aumentar a eficácia na procura de ajuda psicológica, promover o conhecimento sobre saúde mental e bem-estar, diminuir o estigma associado a esses problemas, entre outros. As atividades do programa estão previstas para o período 2024 a 2026, e pretendem também capacitar a comunidade académica para a adoção de estilos de vida saudáveis e desenvolvimento de competências socio-emocionais. Com isso, o IPCA pretende promover a saúde e bem-estar geral dos seus estudantes, particularmente os do primeiro ano e aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, estudantes com necessidades educativas especificas, apostando na integração e no sucesso académico.

O Programa de Saúde Mental do IPCA resulta da candidatura apresentada, em dezembro de 2023, ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, cujo financiamento, de mais de 300 mil euros, é assegurado pela DGES.

O evento “A Saúde do Estudante no Ensino Superior”, decorreu no passado dia 5 de junho, no Politécnico de Coimbra, reunindo profissionais de saúde, dirigentes e técnicos de serviços sociais, estudantes e público em geral para discutir a saúde e o bem-estar no ensino superior. Houve discussões sobre digitalização e desumanização, estilos de vida dos estudantes e exemplos de sustentabilidade apresentados por várias instituições do ensino superior. O programa incluiu, ainda, uma conferência inaugural sobre a saúde relacional, painéis sobre o bem-estar e a saúde mental dos jovens, partilha de boas práticas inovadoras na Europa, entre outros.

Pode visitar aqui o poster apresentado: https://shorturl.at/LbLia